Ao longo dos últimos dez anos, o Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), tem atuado como um ponto de diálogo político e um centro de intercâmbio de conhecimento sobre alimentação escolar, agricultura familiar e nutrição. Em 2020, o Centro de Excelência do WFP, bem como outras agências das Nações Unidas em todo o mundo, precisaram se adaptar às restrições impostas pela pandemia da COVID-19, enquanto toda a atuação de campo não emergencial permaneceu suspensa.
Tal situação poderia ter resultado em enormes retrocessos e perdas políticas para o desenvolvimento alcançado até então. Porém, o Centro de Excelência, ao abrigo da parceria Brasil-WFP, já havia iniciado um processo de transformações digitais e metodologias de assistência remota para apoiar países desde 2018. Com as novas restrições de viagem, essas ferramentas foram expandidas para dar continuidade, de forma remota, ao que já havia sido iniciado presencialmente.
Após um ano de pandemia, os impactos socioeconômicos da COVID-19 continuam ameaçando causar retrocessos nos ganhos globais de desenvolvimento alcançados nas últimas décadas. Muitos dos avanços possibilitados pela Cooperação Sul-Sul Trilateral (CSST) agora se encontram em risco. Uma rápida adaptação e implementação de novas metodologias é ainda mais importante nesse contexto. Portanto, o Centro de Excelência do WFP no Brasil, o FNDE e a ABC lançam juntos a “Visita de Estudos Virtual: Brasil”.
A “Visita de Estudos Virtual: Brasil” busca utilizar a informação digital e reduzir custos, com o objetivo de apoiar novas formas de superar as limitações físicas causadas pela pandemia, a partir de um ambiente menos instável e oneroso para o planejamento pós-crise. Com o objetivo de apresentar pontos fundamentais da experiência brasileira em alimentação escolar no âmbito da cooperação Sul-Sul, a visita virtual pretende apoiar países que desejem continuar seu investimento em desenvolvimento, mesmo em situação de crise global.
Apesar de não ter a intenção de substituir a visita tradicional in loco, a “Visita de Estudos Virtual: Brasil” contemplará os pontos mais relevantes das mensagens transmitidas em uma visita presencial ao Brasil, e apoiará o trabalho da parceria Brasil-WFP na difusão global dos principais elementos que mostram o sucesso das políticas públicas brasileiras nessa área, especialmente o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Nesse sentido, a “Visita de Estudos Virtual: Brasil” é composta por uma série de vídeos em inglês (com legendas em português e espanhol) e simula uma imersão no Programa Nacional de Alimentação Escolar brasileiro, constituindo-se como ferramenta central da metodologia de Apoio Remoto do Centro de Excelência do WFP. Ao mesmo tempo, a iniciativa buscará fornecer aos países solicitantes mais uma forma, flexível e econômica, de apoio técnico.
A metodologia da Visita Virtual é construída com base na experiência de compartilhamento da experiência brasileira adquirida no âmbito do PNAE, que o Centro de Excelência do WFP vem ofertando a outros países ao longo dos últimos dez anos, em parceria com o FNDE e a ABC.
Para solicitar acesso, preencha este formulário.