
O Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE), o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) e o governo da França assinam no dia 18 de setembro, em Fortaleza, uma Declaração de Intenções para ampliar a cooperação Sul-Sul e Trilateral em alimentação escolar.
A assinatura ocorreu em evento realizado no âmbito da 2ª Cúpula Global da Coalizão para a Alimentação Escolar, que reuniu autoridades de cerca de 80 países na capital cearense.
A iniciativa busca apoiar países da África, América Latina e Caribe na formulação e implementação de políticas públicas que promovam segurança alimentar, nutrição, saúde e educação, tendo como referência o modelo brasileiro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
O acordo prevê ações conjuntas de capacitação técnica, missões de intercâmbio, visitas de estudo, desenvolvimento de produtos de conhecimento e apoio à formulação e monitoramento de programas nacionais de alimentação escolar. A parceria também reforça o compromisso de Brasil e França como copresidentes da Coalizão Global para a Alimentação Escolar, que busca garantir uma refeição diária para todas as crianças em idade escolar até 2030.
Para as instituições signatárias, a nova cooperação representa um passo estratégico na luta contra a fome e a pobreza, no fortalecimento da agricultura familiar e na promoção de sistemas alimentares sustentáveis, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.