Foto: WFP/Fauzan Ijazah
O WFP Indonésia e o Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil uniram forças para promover Intercâmbios Virtuais Sul-Sul e aprimorar os programas escolares na Indonésia. As discussões para essa colaboração começaram em 2019, quando representantes de ambos os escritórios se reuniram em Siem Reap, Camboja, para o Fórum Global de Nutrição Infantil. Com a crise da COVID-19, escolas em todo o mundo foram fechadas e programas de alimentação escolar foram suspensos, impactando a saúde e nutrição de milhões de crianças. Como restrições de viagens também foram impostas, o WFP rapidamente começou a identificar tecnologias que pudessem mitigar os impactos da pandemia em crianças em idade escolar e permitir que os escritórios continuassem a fornecer assistência técnica aos governos dos países remotamente.
Nesse cenário, o WFP na Indonésia recebeu um fundo do Departamento de Programa e Desenvolvimento do WFP. O objetivo deste fundo é fomentar o uso da Cooperação Sul-Sul Virtual e superar os desafios trazidos pela COVID-19. Esta doação permitirá que o WFP Indonésia desenvolva um projeto em parceria com o WFP CoE Brasil, a partir de setembro de 2020.
A Indonésia já tem experiência na implementação de programas de alimentação escolar e agora deseja trocar experiências com o Brasil. O WFP Indonésia pretende apoiar o governo nacional no posicionamento, planejamento e coordenação de sua abordagem à alimentação escolar, facilitando a criação de uma plataforma nacional para os principais ministérios do governo. A Indonésia compartilha muitas características de desenvolvimento semelhantes com o Brasil, como renda nacional, tamanho da população e grau de descentralização do programa. Esses aspectos têm tornado a troca de conhecimento entre os dois países um terreno próspero para a Cooperação Sul-Sul, especialmente com a experiência e parceria entre o WFP e a Agência Brasileira de Cooperação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O projeto será implementado ao longo dos próximos nove meses e incluirá trocas remotas e presenciais, quando as restrições de viagens forem suspensas. Uma das atividades programadas para a fase remota é um workshop online, no qual funcionários de alto nível dos governos da Indonésia e do Brasil terão a oportunidade de trocar experiências relevantes em programas escolares.