
A saída do Brasil do Mapa da Fome em 2025 foi o tema da participação do Centro de Excelência no 4º Fórum Nacional de Boas Práticas ODS, realizado no dia 26 de novembro, em formato on-line. O evento foi promovido pelo Instituto Selo Social, que tem como objetivo discutir e compartilhar iniciativas alinhadas ao Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pelas Nações Unidas.
Durante sua apresentação, o diretor do Centro de Excelência, Daniel Balaban, apresentou o trabalho do Programa Mundial de Alimentos no mundo e destacou os avanços do Brasil no combate à fome. “Sair do Mapa da Fome é um marco histórico para o Brasil. Isso demonstra que, quando há compromisso político e engajamento da sociedade, é possível garantir o direito humano à alimentação. Nosso papel é apoiar países a replicarem esse tipo de sucesso, com soluções sustentáveis e integradas”, afirmou.
Entre as soluções de sucesso que o Brasil consolidou, estão o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), tido como referência no mundo, e as políticas de fortalecimento da agricultura familiar. “O PNAE não apenas garante refeições saudáveis para milhões de estudantes, mas também impulsiona a agricultura familiar, fortalecendo economias locais e promovendo inclusão social.”
Por meio dos projetos, parcerias e programas, o Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil trabalha pelos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 1 (Erradicar a Pobreza), ODS 2 (Erradicar a Fome), ODS 3 (Saúde de Qualidade), ODS 4 (Educação de Qaulidade), ODS 5 (Igualdade de Gênero), ODS 10 (Reduzir as Desigualdades), e ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação).
O Fórum Nacional de Boas Práticas ODS é realizado anualmente e busca dar visibilidade a projetos que geram impacto social positivo, reforçando a importância da integração entre organismos internacionais e atores locais para promover um desenvolvimento inclusivo e sustentável.




