O Centro de Excelência contra a Fome realizou uma missão à Gâmbia de 2 a 12 de abril e forneceu consultoria técnica ao governo, ao escritório de país do Programa Mundial de Alimentos e ao escritório regional do PMA de Dacar para apoiar a integração do programa de alimentação escolar a uma agenda mais ampla de proteção social.
Um dos desafios do programa é fortalecer o componente de compras locais de alimentos da agricultura familiar. A equipe do Centro de Excelência atuou no desenvolvimento de um projeto de mobilização de recursos para fomentar mercados institucionais para a agricultura familiar e sua integração com redes de proteção social, como alimentação escolar e erradicação da pobreza.
O programa de alimentação escolar é executado pelo governo em parceria com o PMA. Os especialistas do Centro de Excelência trabalharam com a equipe do escritório de país do PMA na Gâmbia e com representantes do governo para desenvolver documentos de base para a mobilização de recursos para o fortalecimento do programa de alimentação escolar. Os esforços de apoio à Gâmbia foram complementados por Abdi Farah, ponto focal de alimentação escolar do escritório regional do PMA em Dacar.
Um dos objetivos da missão foi apoiar o processo de ampliação do protagonismo do governo no programa de alimentação escolar. O governo da Gâmbia realizou uma visita de estudos ao Brasil em 2014 para conhecer a experiência brasileira de alimentação escolar. Bruno Magalhães e Igor Carneiro, técnicos da unidade de Programas do Centro de Excelência, se reuniram com representantes dos ministérios da Agricultura, Mulheres e Desenvolvimento Infantil e Saúde. Também se reuniram com a Agência Nacional de Gestão de Desastres.
Eles também visitaram uma das escolas apoiadas pelo PMA com alimentação escolar e a mais antiga de Banjul, onde 792 estudantes do ciclo básico, que abrange crianças de 7 a 12 anos, recebem alimentação escolar balanceada diariamente. Os alimentos frescos são comprados localmente, com controle da comunidade local, e outros itens são fornecidos pelo PMA. O cardápio muda diariamente e, no dia da visita, era composto de arroz, peixe, legumes cozidos e amendoim.
Após a missão, o Centro de Excelência continuará a prover apoio remoto para que o programa de alimentação escolar possa ser aprimorado com a inclusão de componentes de gênero, nutrição, acesso à água e saneamento e mitigação de riscos climáticos para os agricultores familiares.