
O Centro de Excelência levou o debate sobre políticas públicas de combate à fome e a pobreza ao Fórum de Parcerias e Estratégias para a Educação Municipal 2026, realizado nos dias 4 e 5 de fevereiro, na sede do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, em Belém.
Com o objetivo de fortalecer a educação em 20 municípios do estado do Pará, o evento reuniu os prefeitos, gestores municipais de educação e de saúde, membros dos conselhos municipais de educação e das comissões de educação das Câmaras Municipais.
Convidado como painelista, o diretor do Centro de Excelência, Daniel Balaban, falor, no dia 5, sobre políticas públicas de combate à fome, com destaque para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Nosso programa de alimentação escolar é tido como modelo para o mundo. Investir no seu aprimoramento constante é fortalecer a educação, com resultados concretos na formação de gerações”, afirmou.
A presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobayba, esteve presente e falou sobre projetos estratégicos do FNDE para a melhoria da educação. A nutricionista da unidade de Programas do Centro de Excelência, Sineide Neres, também esteve no evento e participou de reuniões para fortalecer iniciativas estratégicas pela alimentação escolar no estado do Pará.
Merendeiros do PA
Com o objetivo de valorizar o trabalho de merendeiros e merendeiras da alimentação escolar, o estado do Pará esteve representado no reality show Escola de Sabores, uma parceria do Centro de Excelência com o FNDE e a Agência Brasileira de Cooperação, exibido pela TV Band.
Da Ilha de Marajó, participaram os merendeiros Genilma Souza Silva e Osvaldino Teófilo da Conceição. Do município de Afuá, participou a merendeira Maria das Graças Pereira. O programa terá a exibição do seu último episódio no dia 7 de fevereiro, às 12h, na TV Band.




