O Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA), a Agência Brasileira de Cooperação do Ministéiro das Relações Exteriores (ABC/MRE) e professores da Universidade Federal do Oeste Bahiano (UFOB) participaram, nas duas primeiras semanas de outubro, de uma visita de campo e de um workshop para desenvolver as atividades do projeto Além do Algodão no Benim.
O Escritório de País do PMA e o Governo do Benim organizaram uma visita de campo as comunidades de Gogonou, Kandi, Sinendé, Bembèrèkè e Malanville, cidades produtoras de algodão localizadas na região Norte do país. A missão técnica incluiu visitas à escolas e agricultores familiares para levantamento e validação de informações no âmbito da produção, comercialização/escoamento e segurança alimentar e nutricional para elaboração da matriz de marco lógico do projeto-país.
Com a participação de docentes da UFOB, entre 07 a 09 de outubro ocorreu o Workshop Participativo de Estruturação do Marco Lógico do Projeto-país na cidade de Parakou. O principal intuito do seminário foi coletar informações e sugestões junto às entidades parceiras do Benim e do Brasil para complementar o diagnóstico inicial e subsidiar o processo de elaboração conjunta do projeto-país do Benim.
Durante o workshop, os docentes contribuiram com propostas de novas tecnologias sociais que podem potencializar atividades produtivas e fomentar boas práticas no âmbito de segurança alimentar e nutricional. Técnicos da Agência Territorial de Desenvolvimento Agrícola (ATDA), do Ministério da Agricultura, Gado e Pesca do Benim e agricultores locais da região participaram amplamente das discussões, com contribuições essenciais para se entender a realidade local e construir as bases do projeto-país que atendam as necessidades locais e respeitem os princípios da cooperação Sul-Sul.
Após as atividades em Parakou, o Embaixador do Brasil no Benim, Luís Ivaldo Villafañe Gomes Santos, recebeu a delegação brasileira em Cotonou para saber mais sobre o Projeto Além do Algodão, os resultados da missão e as expectativas futuras da iniciativa no país.
No último dia da missão, uma reunião foi realizada com a presença da Secretária-Geral do Ministério da Agricultura, Gado e Pesca, Françoise Assogba Komlan, e outros chefes de departamento do Ministério para um debriefing da missão e discussão dos próximos passos. Entre os assuntos debatidos esteve a contribuição que o projeto Além do Algodão pode proporcionar com ações que possam impulsionar algumas das áreas do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Setor Agrícola (PSDSA) beninense. Documentos do projeto e produtos dessa missão serão compartilhados com o governo para análise e comentários, com o intuito de facilitar o início da implementação do projeto-país e definir as responsabilidades das diferentes partes interessadas na implementação do projeto.
O projeto Além do Algodão pretende apoiar agricultores familiares de algodão e instituições públicas no Benim, Moçambique, Quênia e Tanzânia. O projeto busca conectar os subprodutos do algodão e culturas consorciadas, como milho, sorgo e feijão, a mercados estáveis, inclusive em programas de alimentação escolar. A iniciativa vai contribuir para a geração de renda para agricultores familiares e para o aumento da segurança alimentar e nutricional em áreas rurais.