Na quarta-feira, 12 de junho, o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil organizou um webinar envolvendo o Escritório Regional do WFP para o sul da África, e diversos Escritórios de País do WFP na região. O evento teve como objetivo compartilhar conhecimentos práticos entre os países e debater os desafios da Cooperação Sul-Sul. Com foco principal nos programas de alimentação escolar, a proposta do webinar foi inspirar a colaboração com o Escritório Regional para o sul da África e os Escritórios de País da região, destacando o papel do Centro como uma plataforma para promover ainda mais os programas de alimentação escolar no local, além de explorar possíveis novas parcerias que promovam a colaboração entre países.
O Diretor do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, Daniel Balaban, apresentou o papel do Centro de Excelência na relação com o Escritório Regional e demais países do sul da África. “Nosso principal objetivo é criar soluções nacionais para programas de alimentação escolar, mas que estejam ligadas a uma série de atividades que precisam ser implementadas para que estes programas sejam sustentáveis, como apoiar as organizações de pequenos agricultores, apoiar a criação de políticas públicas nacionais de alimentação escolar e a criação de instituições para organizar essas políticas no país”, afirmou Daniel. Já a Assessora Sênior de Programas do Escritório Regional do WFP para o sul da África, Kaori Ura, salientou como a colaboração com o Centro é importante não só para despertar novas ideias nos Escritórios de País, mas também como uma ferramenta para despertar o interesse dos governos locais.
Representantes dos países que possuem projetos em parceria com o Centro de Excelência também expuseram como a experiência do Brasil é adaptada para a realidade de cada um. Narcia Walle, Associada Sênior de Programas em Moçambique, citou: “Em relação às iniciativas mais impactantes em Moçambique, do ponto de vista da alimentação escolar, as trocas Sul-Sul foram uma ferramenta fundamental para mobilizar a liderança para a adoção dos programas nacionais de alimentação escolar. No nível institucional e no nível local, estamos trabalhando com o Ministério da Educação e o Ministério da Agricultura em estreita colaboração com o Governo do Brasil.”
Nadia Goodman, coordenadora do projeto do Fundo IBAS na República do Congo, acrescentou: “Esta é uma iniciativa muito importante onde o governo do Congo está recebendo o apoio do governo do Brasil na melhoria de sua capacidade situacional, no desenvolvimento de pequenas propriedades agrícolas, vinculando-as ao programa de alimentação escolar. Este é um piloto que começamos a lançar no ano passado e é financiado pelo IBAS, que é o Fórum Índia, Brasil e África do Sul, sendo um projeto bastante importante para o WFP”.
O Centro de Excelência e os países do sul da África
Desde 2011, o Centro de Excelência no Brasil tem trabalhado com o Escritório Regional do WFP para o sul da África e os Escritórios de País na região para promover a alimentação escolar, nutrição e segurança alimentar para alcançar a Fome Zero. Na região, a assistência técnica fornecida pelo Centro de Excelência tem contribuído para o desenvolvimento de políticas de alimentação escolar que integram a agricultura local, melhoria dos mecanismos institucionais e coordenação dos programas de alimentação escolar, além da revisão dos mecanismos de monitoramento e avaliação da alimentação escolar