O Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil recebeu na quarta-feira (26) representantes do Comitê Consultivo Internacional do Algodão (ICAC). O encontro teve como objetivo discutir parcerias entre a comunidade têxtil e o Centro de Excelência, considerando as ações desenvolvidas pelo Centro no âmbito da segurança alimentar e nutricional, nutrição e agricultura sustentável. Na reunião, estiveram presentes o Diretor Executivo do ICAC, Eric Trachtenberg e a economista Lorena Ruiz. Representando o Centro de Excelência, compareceram o Diretor, Daniel Balaban; o Oficial de Parcerias, Joélcio Carvalho; a Coordenadora de Projetos, Albaneide Peixinho; e os assistentes técnicos, Nayla Almeida e Osiyallê Rodrigues. O encontro evidenciou como as ações integradas de nutrição, agricultura e meio ambiente são capazes de promover a construção de sistema alimentares sustentáveis, visando o acesso a mercados.
Com o objetivo de apoiar pequenos produtores de algodão e instituições públicas de países africanos a vincular subprodutos de algodão e culturas consorciadas a mercados seguros (incluindo programas de alimentação escolar), o Centro de Excelência contra a Fome do WFP iniciou em 2017 o projeto Além do Algodão, com apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores. Desde então, o projeto tem conduzido atividades relacionadas a agricultura sustentável e nutrição em Moçambique, Benim e Tanzânia. Segundo Albaneide Peixinho, “a prerrogativa do projeto Além do Algodão é de que é possível garantir a segurança alimentar e nutricional das populações rurais por meio da ação integrada da produção de commodities e de alimentos, visando a diversificação da renda e nutrição adequada e saudável. Os resultados têm sido alcançados por meio de ações desenvolvidas em parceria com os escritórios do WFP locais, instituições brasileiras cooperantes, organizações governamentais locais e protagonismo das comunidades envolvidas”.
O Comitê Consultivo Internacional do Algodão (ICAC) é uma organização intergovernamental estabelecida em 1939 e sediada em Washington, DC. O Comitê desempenha um papel fundamental no suporte ao desenvolvimento e sustentabilidade da indústria global de algodão, fornecendo informações técnicas e econômicas a respeito do setor, promovendo pesquisas e incentivando a cooperação internacional. Por meio de iniciativas como o “ICAC Cotton Researcher of the Year Award” e programas de capacitação, o Comitê incentiva a adoção de boas práticas agrícolas e industriais, promovendo a sustentabilidade e a eficiência na cadeia de produção do algodão.