Na sexta-feira, 10 de setembro, o Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil participou do evento virtual em comemoração ao Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul 2021, organizado pela Agência Presidencial Colombiana de Cooperação Internacional (APC-Colômbia) em parceria com os Escritório das Nações Unidas para Cooperação Sul-Sul (UNOSSC). O objetivo da sessão foi destacar os projetos de Cooperação Sul-Sul bem-sucedidos que contribuíram diretamente para a recuperação social e econômica na Década de Ação para a implementação da Agenda 2030, com foco no Caribe, América Central, América do Sul, Sudeste Asiático e África.
Sharon de Freitas, Chefe de Programas do Centro de Excelência do WFP, participou de um painel de boas práticas que contribuíram para o avanço dos ODS por meio da Cooperação Sul-Sul no contexto da pandemia da COVID-19. Ela apresentou a metodologia e as lições aprendidas com a transformação digital dos serviços prestados pelo Centro de Excelência, com foco na metodologia de Intercâmbios Virtuais desenvolvida para prestar assistência técnica remota a países mesmo em tempos de restrição de viagens e recursos paralisados.
“Sabemos por experiência que advocacy e troca de conhecimentos têm os melhores resultados quando acontecem pessoalmente, mas também aprendemos que uma parte significativa do suporte técnico e a entrega de resultados poderia ser feita remotamente sem perder qualidade na troca de conhecimento e melhores práticas”, disse Sharon de Freitas. “Mesmo após o fim das restrições às viagens, espera-se que o suporte remoto atenda a demandas que exigem assistência técnica rápida, barata e eficaz aos governos e escritórios do WFP, especialmente porque permite que delegações muito maiores participem das atividades, chegando a funcionários do governo e parceiros de implementação envolvidos no processo em todos os níveis ”, acrescentou.
Os participantes incluíram representantes de agências de cooperação nacionais e multilaterais do Sul global, agências nacionais e territoriais responsáveis pela Cooperação Sul-Sul, associações comerciais de cada região e membros de institutos acadêmicos e de pesquisa da África, Ásia e América Latina.
Intercâmbios Virtuais
A metodologia de Intercâmbios Virtuais do Centro de Excelência promove assistência remota que apoia o desenho, implementação e entrega de programas de alimentação escolar de alta qualidade e facilita as operações de campo de acordo com os planos estratégicos do país. Essa metodologia oferece assistência remota com dados e conhecimento baseados no papel e na experiência do Centro de Excelência do WFP no Brasil como um centro de conhecimento. Essa abordagem define necessidades e projeta um pacote para suporte técnico remoto e entrega de resultados. A troca pode envolver o compartilhamento de conhecimento por meio de publicações; conferências online; revisões de documentos relevantes; webinars específicos de cada país; treinamentos e vídeos de capacitação; participação remota em missões, eventos, workshops e seminários; e eventos presenciais, se houver demanda e financiamento disponíveis no país.
Para aprimorar o pacote de Intercâmbios Virtuais, o Centro lançou a “Visita de Estudo Virtual: Brasil” em julho de 2021. A Visita consiste em uma série de vídeos que simulam uma visita de campo presencial e uma imersão no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), cobrindo o quadro legal da política, modelo de financiamento, capacidade institucional e coordenação, desenho e implementação, participação da comunidade e agricultura familiar. Com o objetivo de apresentar aspectos fundamentais da experiência brasileira em alimentação escolar para a Cooperação Sul-Sul, a visita virtual pretende apoiar os países que desejam continuar investindo no desenvolvimento, mesmo em meio a uma crise global.
Mais informações sobre o projeto de Intercâmbios Virtuais podem ser encontradas aqui e detalhes sobre a Visita de Estudo Virtual aqui.