O Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil participou do Foro ABC Alimenta Madrid, evento que reuniu especialistas, associações e representantes do setor da gastronomia. Os participantes analisaram os desafios enfrentados por agricultores na Espanha e também discutiram as tendências no setor de alimentação e nutrição, abordando mudanças nos hábitos de consumo e soluções inovadoras. Joelcio Carvalho, Oficial de Projetos do Centro de Excelência do WFP, fez a palestra de encerramento do evento.
Em sua fala, Joelcio Carvalho apresentou o trabalho global do WFP na distribuição de alimentos em emergências, atendendo a cerca de 100 milhões de pessoas em mais de 80 países. Ele também lembrou que 690 milhões de pessoas passam fome atualmente no mundo e citou os impactos de longo prazo da fome. “As consequências da falta de alimentos não só causam sofrimento, mas também retardaram o progresso em muitas outras áreas de desenvolvimento, como educação emprego”, disse. Ele também falou sobre a importância da valorização da agricultura local e das compras locais para abastecer programas como os da alimentação escolar.
“É importante ressaltar que a pandemia tem dificultado o uso de recursos para compras locais em muitos países, por isso vemos que há necessidade de flexibilizar recursos e subsídios, de modo a criar novas oportunidades de venda de produção e impactar positivamente os grupos mais vulneráveis”, completou. Joelcio também falou dos exemplos de boas práticas do programa de alilmentação escolar no Brasil, que determina que ao menos 30% do que é servido às crianças venha da agricultura familiar. O evento também contou com as participações de representantes da Comissão Europeia, da Comunidade de Madri, de comitês e associações de agricultura na Espanha, de jornalistas e chefs de cozinha.