O Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil participou, na quinta-feira, 28 de outubro, do II Simpósio Nacional Agricultura Familiar Digital, evento que teve como foco as soluções de tecnologias e a capacitação dos agricultores para os desafios da inclusão digital no campo. O evento promoveu mesas de debate sobre as necessidades de adaptação da pequena e média produção rural às inovações tecnológicas como ferramenta para o desenvolvimento rural sustentável e inclusivo, agregação de valor e inclusão digital.
Joelcio Carvalho, Oficial de Projetos do Centro de Excelência do WFP, moderou um painel sobre dados no meio rural e comunicação para o desenvolvimento. “A atividade agrícola tem sido fortemente afetada pela intensificação das mudanças climáticas e pela pandemia. Trazer soluções para aqueles que produzem é fundamental”, disse Joelcio Carvalho. “Os agricultores familiares são importantes atores no processos de transformação dos sistemas alimentares e a inclusão deles em processos de digitalização trará uma mudança de paradigmas, ampliando o acesso a mercados, melhores modos de produzir e impactando positivamente na Agenda 2030”, completou Joelcio Carvalho.
O painel contou com a participação de Carlise Schneider e Ada Cristina Machado da Silveira, da Universidade de Santa Maria, e Fábio Mosso Moreira, da Universidade Federal de Florianópolis. Outros três painéis abordaram os meios digitais para um mundo rural em transformação, a biodiversidade e agricultura familiar digital e a inclusão digital e os mercados institucionais. Os painéis contaram com a participação de pesquisadores, representantes do setor privado e entidades internacionais. Saiba mais sobre o evento aqui.