Entre os dias 2 e 3 de julho, o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) participou da Midterm Conference do T20 Brasil, um dos 13 grupos de engajamento do G20, no Rio de Janeiro. Além de participar das discussões, a equipe do Centro escreveu um artigo que foi escolhido como um dos 300 Policy Briefs que subsidiou recomendações do T20 Brasil 2024 Communiqué, um documento que será entregue aos líderes do G20 Brasil Sherpa e da Finance Track no final da Midterm Conference. Essa é a primeira vez que o documento será entregue com antecedência, com objetivo de influenciar as negociações e a elaboração da declaração conjunta durante a Cúpula de Líderes do G20, nos dias 18 e 19 de novembro de 2024.
Segundo Vinicius Limongi e Maria Giulia Senesi, da equipe de Programas do Centro de Excelência contra a Fome, a participação no T20 Midterm Conference foi um momento para conhecer as recomendações enviadas em cada uma das tasks forces do T20, principalmente a TF01, que aborda a luta pelas desigualdades, pobreza e fome.
“As recomendações trazidas estão alinhadas com as principais preocupações da governança global e com o trabalho que o Centro realiza. Elas enfatizam e associam a cooperação internacional, a segurança alimentar e nutricional através de sistemas alimentares sustentáveis e a expansão do acesso a proteção social e a serviços básicos com a luta pelo fim da discriminação e desigualdade. Iniciativas como a do T20 são fundamentais para catalisar os objetivos do G20 junto a importantes stakeholders, como os Think-Tanks e organismos da sociedade civil.”, afirmou o Oficial de Programas do Centro de Excelência do WFP no Brasil, Vinícius Limongi.
O artigo “Alimentação escolar: uma estratégia única para combater a desigualdade, a pobreza e a fome e alcançar os ODS” aponta que as crianças são hoje as mais vulneráveis às crises intersetoriais de pobreza, fome, educação precárias e mudanças climáticas. Os programas de alimentação escolar se apresentam como uma estratégia essencial para combater essas crises de forma sinérgica, abordando vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) com múltiplos benefícios e distribuindo alimentos em escala para crianças e jovens em idade escolar.
Contudo, os desafios fiscais dos países privam 300 milhões de crianças e suas comunidades dos benefícios dos programas de alimentação escolar. O artigo mostra também que, hoje, centenas de milhões de crianças vivem na pobreza e na má nutrição, 240 milhões delas estão fora da escola e 1 bilhão estão em alto risco com a crise climática. O Brasil é uma referência internacional no que se refere a alimentação escolar e, em parceria com o Centro de Excelência, vem mostrando, por meio da cooperação Sul-Sul, como é possível construir programas de alimentação escolar sustentáveis e resilientes para outros países.
O documento foi escrito pela equipe do Centro de Excelência em parceria com funcionários do Programa Mundial de Alimentos (WFP) de outros países, com a Rockefeller Foundation, com a School Health and Nutrition do Reino Unido e com a Global Partnership for Education.
Reuniões bilaterais no Rio de Janeiro
Ao longo da semana, a equipe do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil também aproveitou o momento para realizar reuniões bilaterais com atores e possíveis parceiros no Rio de Janeiro. Um destaque foi a prefeitura do Rio de Janeiro, com quem o Centro buscou alinhar estratégias de cooperação dentro do âmbito do G20 e do Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática da Cidade do Rio de Janeiro.