O Centro Regional de Excelência contra a Fome e a Má Nutrição de Côte D’Ivoire (CERFAM), o Ministério da Educação Nacional do Senegal e o Programa Mundial de Alimentos (WFP), promoveram um webinar na terça-feira, 15 de fevereiro, sobre experiências e melhores práticas para garantir o financiamento da alimentação escolar nos países africanos. Especialistas presentes no evento discutiram experiências e boas práticas do Senegal para a defesa das cantinas escolares, dados relevantes disponíveis em outros países africanos e oportunidades de engajamento de alto nível nessa área.
Daniel Balaban, Diretor do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, foi um dos palestrantes e falou sobre o trabalho do Centro em colaboração com diversos parceiros, incluindo Senegal, parceiro de longa data. Daniel Balaban destacou importantes desenvolvimentos no campo da alimentação escolar ligada à agricultura familiar e o papel da Cooperação Sul-Sul na promoção do intercâmbio de informações para o fortalecimento dos programas de alimentação escolar em todo o mundo. Ele também comentou os desafios recentes impostos pela pandemia de COVID-19 e as ameaças aos programas de proteção social, como a alimentação escolar.
“A rápida troca de informações foi uma de nossas principais conquistas para melhorar o estado da alimentação escolar globalmente. Conseguimos trocar dados e nos adaptar ao novo contexto trazido pela pandemia e ser mais eficazes. Isso teve um papel central em ajudar os países a encontrar melhores maneiras e meios de implementar seus programas nesse contexto”, disse Daniel Balaban. O lançamento da “Visita de Estudo Virtual: Brasil” foi uma dessas soluções que ajudaram os países a continuar a promover mudanças mesmo nesses tempos desafiadores.
Jutta Neitzel, da Divisão de Programas Escolares do WFP, falou sobre a Coalizão Global de Alimentação Escolar, lançada durante a Cúpula de Sistemas Alimentares em setembro de 2021 e tem cerca de 60 países participantes até agora, 26 deles da África. Ela detalhou os objetivos e os próximos passos da Coalizão, incluindo ações para acelerar o progresso, promover diálogos nacionais e globais, superar desafios e criar uma plataforma global para os governos.
Alimentação Escolar na África
Patrick Teixeira, diretor do CERFAM, fez o discurso de abertura e foi seguido por Mamadou Talla, Ministra da Educação do Senegal, que apresentou uma visão geral do programa de alimentação escolar senegalês e falou sobre o lançamento de um Programa Nacional de Cantinas Escolares, que é acompanhado por estratégias de defesa e forte mobilização de atores em torno do tema.
Na sequência, Olivier Flament, vice-diretor do Escritório de País do WFP no Senegal, falou sobre o papel das parcerias estratégicas para avançar e desenvolver ainda mais as iniciativas de alimentação escolar no país. Em seguida, Ndioro Ndiaye, coordenadora do Grupo de Amigos da Alimentação Escolar no Senegal (GAASS), falou sobre o papel do grupo no apoio às iniciativas de alimentação escolar do país e na resposta aos desafios de insegurança alimentar, trabalhando em estreita colaboração com as comunidades escolares.
Hambanin Mashleni, representando a Comissão da União Africana para Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, forneceu uma visão geral da alimentação escolar na região e dos desafios atuais que requerem intervenções estratégicas para dar às crianças e jovens as melhores oportunidades. Na sequência, Liliane Bigayimpunzi, especialista em nutrição da Global Child Nutrition Foundation (GCNF), apresentou dados coletados no continente africano como parte da Pesquisa Global realizada em 2019, incluindo as principais características dos programas de alimentação escolar na região. O evento também incluiu experiências de programas de alimentação escolar na Nigéria e no Togo.
A gravação do evento pode ser acessada aqui.