A aplicação da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram tema de um curso oferecido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), nos dias 4 e 5 de outubro, dirigido a procuradores e servidores da instituição. Igor Carneiro, Oficial de Parcerias do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, ministrou uma palestra sobre os indicadores dos ODS, especialmente o ODS2, que prevê a erradicação da fome e a promoção da agricultura sustentável.
Em sua fala, Igor Carneiro detalhou o contexto atual da fome no mundo, de acordo com dados do relatório Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo (SOFI 2023). Em seguida, discursou sobre a conexão entre o desperdício de alimentos e o combate à fome, ressaltando que este desafio só será vencido com a força de todos os setores juntos.
Por fim, Igor Carneiro apresentou o trabalho do Centro de Excelência e do WFP no Brasil e no mundo e destacou o papel da agricultura familiar em alimentar a sociedade, a importância do apoio do Estado ao pequeno produtor e como as mudanças climáticas afetarão cada vez mais a insegurança alimentar e nutricional, inclusive na produção de alimentos.
“A mola propulsora de transformação no Brasil e no mundo se faz por meio de parcerias estratégicas, como a aliança entre o WFP e o MPT”, disse Igor Carneiro. “O MPT é uma instituição que tem uma longa história de defesa dos direitos das pessoas mais vulneráveis em todo o Brasil e será uma parceira muito importante na construção de soluções sustentáveis de combate à fome e à desnutrição, especialmente para pessoas em situação de vida após o resgate”, completou.
Em novembro de 2021, o Centro de Excelência do WFP e o MPT assinaram um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de ações, estudos e projetos conjuntos. “A fome é uma condição crítica atual no país, e o trabalho em parceria com o WFP apresenta uma importante vertente da atuação do MPT em prol da população mais vulnerável no país”, disse Augusto Meirinho, Secretário de Cooperação Internacional Trabalhista do MPT.
O curso também apresentou as parcerias do MPT com outras agências das Nações Unidas, como UNICEF, OIT, ACNUR e UNOPS.