
O Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil apresentou sua experiência de cooperação sul-sul sobre sistemas alimentares nacionais e regionais durante a Reunião Regional Preparatória da Cúpula das Nações Unidas de Sistemas Alimentares para as Américas e o Caribe (UNFSS+4), entre 7 e 9 de abril de 2025, em Santiago (Chile).
O Centro compartilhou resultados de projetos nas áreas de proteção social, agricultura familiar e alimentação escolar, pontuado suas ações específicas sobre sistemas alimentares.
Um dos destaques foi ao Projeto Nutrir o Futuro, que tem como foco a promoção da alimentação saudável e adequada para meninas e meninos da América Latina, por meio de alinhamento das prioridades regionais como a promoção de dietas saudáveis, de acordo com as linhas de ação da UNFSS+4.
Para Eliene Sousa, nutricionista do Centro do Excelência, o fortalecimento da cooperação internacional sul-sul é uma ferramenta para impulsionarmos a transformação de sistemas alimentares. “A base em evidências e experiências acumuladas em campo é fundamental para a criação de sistemas alimentares resilientes”, disse.
Sistemas alimentares
Sistemas alimentares são conjuntos complexos de processos que envolvem a produção, processamento, distribuição, consumo e descarte de alimentos, abrangendo áreas como agricultura, pesca, indústria alimentícia, transporte, políticas públicas e aspectos culturais e econômicos.
Eles também consideram o impacto ambiental, incluindo a sustentabilidade, o uso de recursos naturais, a biodiversidade e as mudanças climáticas, além de abordar questões sociais e nutricionais, como o acesso a alimentos saudáveis e a redução da fome e da má nutrição.
Próximos passos
A Reunião incluiu sessões plenárias e debates com o objetivo de fomentar o intercâmbio de experiências entre os participantes e permitiram que representantes Nacionais, de Estados-Membros, de agências da ONU, da sociedade civil, do setor privado, de instituições financeiras, da academia e de outras partes interessadas avaliassem os avanços e desafios para transformar os sistemas alimentares em estruturas mais sustentáveis, inclusivas e resilientes.
O Segundo Momento de Avaliação da Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU (UNFSS+4) será realizado em Adis Abeba, de 27 a 29 de julho de 2025.