Entre os dias 3 e 4 de dezembro, em São Tomé e Príncipe, acontecerá o III Seminário Internacional de Boas Práticas sobre Alimentação Escolar na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). E, no dia 5 de dezembro, será realizada a Conferência de Alto Nível para apresentação da Coalizão Global para a Alimentação Escolar, pelo Programa Mundial de Alimentos (WFP), com o objetivo de integrar a CPLP à inciativa.
Atualmente, São Tomé e Príncipe ocupa a presidência da CPLP sob o lema “Juventude e Sustentabilidade na CPLP”. A Conferência, resultado de deliberação da XIV Reunião Técnica dos Pontos Focais da Educação da CPLP (realizada em fevereiro de 2024, em São Tomé), contará com a participação dos ministros(as) da educação dos nove Estados membros da CPLP e de representantes das Nações Unidas, da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), além de outros parceiros.
Durante os dois dias de seminário que precedem a Conferência, os convidados participam de quatro painéis e duas mesas redondas para discutir temas relacionados aos programas de alimentação escolar, como hortas escolares, alimentação escolar com produtos locais, capacitação de profissionais que atuam nos programas, entre outros.
Entre os participantes do seminário estarão três merendeiras finalistas do reality Vida de Merendeira, Josefa Graciene Ribeiro, de Alagoas; Leila Espinoza, de Mato Grosso; e Sarah Jane Ribeiro, de Minas Gerais, além das nutricionistas também finalistas do reality Janaína Barbosa, Elianne Arruda e Marcelia Prado.
O evento ainda contará com uma mostra gastronômica de pratos oferecidos nas cantinas escolares de São Tomé e Príncipe, utilizando os produtos locais, que deve ser realizada no dia da Conferência, durante a hora de almoço.
Ao final do terceiro dia das atividades, também acontecerá um evento paralelo com as merendeiras e nutricionistas vencedoras do reality show Vida de Merendeira, com objetivo de valorizar essas profissionais, promover a troca de conhecimentos entre os países, discutir ações de educação alimentar e nutricional através dos cardápios escolares e a importância dos alimentos da agricultura familiar e o papel da merendeira nesse processo.
WFP e a CPLP
Desde 2018, quando o Seminário foi realizado em Salvador, no Brasil, o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) participa das discussões da CPLP relacionadas à alimentação escolar e incentiva os países a trocarem experiências e boas práticas sobre essa política pública que contribui para diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Os países que compõem a CPLP são Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.