
O papel da cooperação internacional universitária na segurança alimentar na erradicação da pobreza e na promoção da paz é um dos temas as serem debatidos no 15° Seminário Internacional do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), que acontece no dia 3 de outubro, em Recife, com participação do Diretor do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, Daniel Balaban.
O evento reunirá especialistas e acadêmicos de diversos países. Dividindo a mesa com Daniel Balaban, estarão Halima Ouanada, presidente da Associação Tunisiana para Estudos sobre as Luzes, e Ondina León, diretora do Ministério da Educação Superior de Cuba. A moderação será feita pela reitora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Raiane Patrícia Assumpção.
Em sua participação, Daniel Balaban vai destacar a importância de aproximar o conhecimento acadêmico das soluções concretas no combate à fome. “A cooperação universitária é essencial para transformar ciência em políticas públicas eficazes. Ao trazer pesquisa, inovação e formação para esse debate, criamos condições mais sólidas para garantir o direito humano à alimentação”, afirma.
Durante o debate, as demais palestrantes trarão contribuições sobre o papel da academia na transformação social. A tunisiana Halima Ouanada tratará da cooperação acadêmica para abrir caminhos para soluções inovadoras e inclusivas contra a insegurança alimentar. Já a cubana Ondina León trará contribuições sobre parcerias na construção de políticas públicas que unem ciência e justiça social.