A equipe técnica do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) participou do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar, anunciado na quarta-feira, 28 de junho, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. O Plano prevê a destinação de R$ 71,6 bilhões ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) para a safra dos anos de 2023 e 2024.
Os fundos serão destinados a ações de crédito rural, financiamento e incentivo à agricultura de baixo carbono, agroecologia e sociobioversidade por meio dos programas de Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), Garantia-Safra e Proagro Mais. Também foram incluídos neste plano agricultores familiares indígenas e quilombolas, além de mulheres rurais e da juventude rural. Há, ainda, foco nas ações e políticas de Convivência com o Semiárido, Cooperativismo, compras públicas e acesso à terra.
As ações possuem o objetivo de contribuir com a segurança alimentar do país, ao estimular a produção de alimentos essenciais para as famílias brasileiras.
Encontro com Departamento de Combate à Desertificação
Na quinta-feira, 29 de junho, a equipe do Centro de Excelência também reuniu-se com Alexandre Pires e Iris Silva, do Departamento de Combate à Desertificação, da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente.
A reunião teve o objetivo de partilhar ações e resultados dos projetos desenvolvidos pelo Centro de Excelência e encontrar pontos de convergência de atuação entre os dois grupos para o desenho de esforços conjuntos no combate à desertificação, mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e garantia de acesso a água e promoção da segurança alimentar e nutricional.