BRASÍLIA – O Programa Mundial de Alimentos (WFP) das Nações Unidas anunciou hoje a chef, personalidade da TV e empresária brasileira Rita Lobo, mais conhecida na TV e na internet por suas receitas fáceis e seu carisma, como a Apoiadora de Alto Nível (Apoiadora Oficial) da organização no Brasil.
Alavancando sua audiência de quase 4 milhões de seguidores nas redes sociais, 4 milhões de usuários mensais em seu site, além de outros milhões de telespectadores, Rita Lobo usará sua expertise para falar sobre dietas adequadas e saudáveis, como reduzir o desperdício de alimentos e evitar o consumo de alimentos ultraprocessados.
“Ser designada Apoiadora de Alto Nível do WFP é uma grande honra. Vou compartilhar a minha mensagem com um grupo ainda maior de pessoas envolvidas com a alimentação, como funcionários e estudantes das escolas públicas e agricultores familiares”, disse Rita Lobo. “Também vou levar o WFP para minhas plataformas, apresentando as conquistas e necessidades da agência para meu público. Divulgar os trabalhos e as campanhas é fundamental para maximizar seu alcance – e ajudar as pessoas”, acrescentou.
Muito conhecida e amada no Brasil, Rita Lobo também é autora de best-sellers, com mais de 10 livros publicados. Há mais de 20 anos, Rita é uma defensora da alimentação saudável no Brasil e é conhecida por incentivar as pessoas a buscarem uma dieta saudável, ajudando-as a aprender a cozinhar refeições simples e nutritivas. Ela está convencida de que cozinhar a própria refeição é uma habilidade que muda a vida e impacta a saúde e as finanças das pessoas também. Além disso, inovar na culinária é uma forma poderosa de evitar o desperdício de alimentos.
Rita Lobo é apoiadora ativa do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil desde 2021, participando de campanhas globais e usando suas redes sociais para compartilhar mensagens sobre o trabalho do WFP. O Centro de Excelência no Brasil é resultado de uma parceria entre o WFP e o governo brasileiro. A missão do Centro é apoiar países em desenvolvimento a criar e implementar soluções sustentáveis contra a fome inspiradas em experiências bem-sucedidas desenvolvidas no Brasil. Também atua como um centro global para o diálogo de políticas e aprendizado sobre alimentação escolar, agricultura familiar, nutrição e atividades relacionadas à segurança alimentar.
“Não podíamos estar mais felizes por ter Rita Lobo agora somando esforços para acabar com a fome. Aplaudimos sua dedicação e compromisso em compartilhar informações baseadas em evidências e inspirar milhões de pessoas a fazer escolhas mais conscientes, impactando não apenas sua saúde, mas também no funcionamento dos nossos sistemas alimentares”, disse Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência do WFP. “O bem-estar das gerações futuras está em risco e devemos contar com o apoio de pessoas como Rita para conseguirmos cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030.”
Além do seu trabalho com o WFP, Rita Lobo continuará a promover a alimentação saudável nos meios de comunicação. Além do site, de sua série de sucesso na TV a cabo e de um novo livro que também é sucesso de vendas, ela criou e protagoniza uma nova série de TV que vai ao ar em novembro na Globo, maior emissora de TV aberta do Brasil. Neste novo programa, ela visita casas e feiras livres para mostrar como a “dieta brasileira” – uma refeição saudável à base de arroz, feijão, legumes e carne – não é apenas altamente nutritiva, mas também um bem cultural, consumida diariamente em todo o país e por todas as classes sociais.
###
O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas é a maior organização humanitária do mundo que salva vidas em emergências e usa a assistência alimentar para construir um caminho para a paz, estabilidade e prosperidade para as pessoas que se recuperam de conflitos, desastres e do impacto das mudanças climáticas.
Siga-nos nas redes sociais:
Instagram/X: @wfpbrasil
Para mais informações, entre em contato:
Ericka Galindo, WFP/ Brasília, Mob. + 55 61 99260-9835, [email protected]