O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP) foi laureado com o Prêmio Nobel da Paz numa cerimônia online nesta quinta, 10 de dezembro. O Diretor Executivo do WFP, David Beasley, recebeu a medalha em nome da agência e sua equipe de 20 mil funcionários, declarando que o prêmio reconhece o trabalho do WFP na utilização de alimentos para combater a fome, mitigar a desestabilização de nações, evitar migrações em massa, acabar com conflitos e trazer estabilidade e paz.
Beasley também disse que o prêmio é um chamado à ação: “Existem 400 trilhões de dólares em riquezas no mundo hoje em dia. Mesmo no ápice da pandemia da COVID, em apenas 90 dias, foram criados mais 2,7 trilhões de dólares. E nós precisamos de apenas 5 bilhões de dólares para salvar 30 milhões de vidas da fome”.
Além da transmissão oficial, o WFP também realizou um evento ao vivo no Facebook chamado “O Prêmio das Pessoas”, que foi uma celebração da história, das pessoas e dos parceiros que estão por trás da premiação do Nobel da Paz ao WFP, e que mostrou as reações da equipe ao redor do mundo.
Mas o que nós fazemos?
Somo a maior organização humanitária do mundo, trabalhando para salvar e mudar as vidas de 100 milhões de pessoas em 88 países. Estamos entre os primeiros a entrar em cena numa emergência, fornecendo alimentos e outros tipos de assistência a vítimas de conflitos, secas, enchentes, terremotos, furacões, quebras de safra e pandemias como a atual da COVID-19. Ao mesmo tempo, focamos em desenvolvimento sustentável, oferecendo aos governos apoio e conhecimento prático para gerenciar a segurança alimentar a longo prazo. E esse é o pilar central do nosso trabalho aqui no Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil.
O Centro de Excelência é o resultado de uma parceria que existe desde 2011 entre o WFP e o governo brasileiro. O escritório apoia governos na África, Ásia e América Latina no desenvolvimento de soluções sustentáveis de combate à fome, políticas públicas e programas gerenciados pelos governos nacionais. O objetivo principal do Centro de Excelência do WFP é aproximar países que enfrentam desafios similares nas áreas de segurança alimentar e nutricional, com foco especial em compras locais para programas de alimentação escolar vinculados à agricultura familiar e nutrição.
O Centro de Excelência tem vários projetos de cooperação ativos, como o Além do Algodão, que aproxima parceiros para auxiliar agricultores a aumentarem sua produção, renda e segurança alimentar e nutricional. Também desenvolvemos a metodologia Intercâmbios Virtuais para expandir nosso apoio online aos países. O trabalho de desenvolvimento e cooperação que fazemos auxiliando países a construírem soluções sustentáveis para a fome permite que sociedades tenham esperança em um futuro melhor.