
Entre os dias 2 e 10 de dezembro, o Brasil recebeu uma delegação do Paquistão para uma missão de estudos que incluiu uma etapa de visita de campo em Arapiraca (Alagoas), de 2 a 6 de dezembro, e outra, de reuniões institucionais em Brasília, entre 8 e 10 de dezembro. A missão teve como foco conhecer e compartilhar experiências nas áreas de segurança alimentar e nutricional, agricultura familiar e desenvolvimento rural sustentável.
A iniciativa foi organizada pelo Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Governo Brasileiro, contando com apoio do Governo de Estado do Alagoas para as atividades de campo.
Em Alagoas, a delegação conheceu práticas inovadoras de agricultura familiar, sistemas agroflorestais e iniciativas de cooperativismo. No âmbito das políticas públicas, foi possível observar de perto a implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) durante visita a uma escola, além de conhecer o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Entre as experiências compartilhadas, estavam o restaurante popular e o banco de alimentos, além de cisternas e canteiros econômicos, que são tecnologias sociais voltadas à convivência com o semiárido, clima muito semelhante ao do Paquistão.
Em Brasília, os encontros incluíram apresentações sobre políticas públicas brasileiras, como o Bolsa Família, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e estratégias de segurança alimentar, além de debates sobre governança, assistência técnica.
O intercâmbio permitiu à delegação paquistanesa conhecer experiências brasileiras que poderão ser adaptadas ao seu contexto, especialmente em alimentação escolar, proteção social e agricultura sustentável.
A experiência foi positiva para o Ministro do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento do Governo do Baluquistão, Zahoor Ahmed Buledi, que integrou a delegação. “Conhecemos os programas de incentivo da agricultura familiar, vimos como agricultores trabalham e entendemos a cadeia produtiva. Foi muito interessante e definitivamente vamos tentar replicar alguns desses modelos no Paquistão.”
Segundo Vinicius Limongi, Chefe de Programas do Centro de Excelência contra a Fome do WFP, essa missão reforçou a importância da cooperação Sul-Sul como um instrumento para enfrentar desafios comuns. “Países com clima e solos semelhantes podem trocar experiências exitosas e tecnologias sociais que trazem soluções acessíveis e eficazes no reforço das políticas de segurança alimentar. Esse diálogo é fundamental para ampliar impactos e promover inovação social”.
Julio Worman, Analista de Programas do FIDA que acompanhou a visita de campo, destacou que a vinda da delegação do Paquistão ao Brasil mostrou como políticas integradas e tecnologias sociais podem transformar realidades rurais. “Essa troca fortalece nossa capacidade de apoiar países parceiros na construção de sistemas alimentares mais resilientes e inclusivos.”
Por fim, a visita terminou com a assinatura do Plano de Ação de Cooperação Estratégica para futuras cooperações para expansão de políticas públicas de combate à fome. O documento foi assinado pelo Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, o Escritório de País do WFP no Paquistão e o Escritório do FIDA no Paquistão.




