Este ano, as comemorações do Dia Africano da Alimentação Escolar, celebrado no dia 1º de março, aconteceram em Bujumbura, no Burundi. A 9ª edição da celebração fez um balanço da liderança e do compromisso dos países africanos com a alimentação escolar, e apresentou os próximos passos para garantir que esse compromisso seja traduzido em planos de implementação nacional.
Dentre os participantes do evento, que aconteceu entre 29 de fevereiro e 1º de março, estiveram ministros e especialistas de instituições governamentais dos Estados-Membros da União Africana, da Comissão da União Africana, das Comunidades Econômicas Regionais (CERs), embaixadas, agências da ONU, agências multilaterais, instituições financeiras internacionais, organizações da sociedade civil, instituições acadêmicas e de pesquisa, entre outras entidades. O governo brasileiro também enviou uma delegação para participar do evento e compartilhar a experiência brasileira com alimentação escolar, que é referência mundial.
O Brasil participou do painel “Alimentação escolar, uma alavanca para a transformação social, econômica e ambiental”, que discutiu o papel da alimentação escolar com compras locais na nutrição e no desenvolvimento do capital humano na África, ressaltando a importância desse modelo não só para os alunos atendidos, mas também para pequenos agricultores e para a economia local. A alimentação escolar pode melhorar os resultados da educação nos países, especialmente aqueles afetados por conflitos, e a alimentação escolar é um impulsionador da ação climática.
O Centro de Excelência do WFP e a alimentação escolar na África
O Dia Africano da Alimentação Escolar foi criado em 2016 após os líderes da União Africana realizarem uma visita de estudos ao Brasil, onde examinaram de perto a abordagem brasileira para a alimentação escolar. Durante essa visita, organizada pelo Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da (FNDE), a delegação também discutiu os termos de colaboração entre o Centro de Excelência contra a Fome e a União Africana. O Dia Africano da Alimentação Escolar simboliza o compromisso dos países africanos em promover programas de alimentação escolar como uma estratégia crucial para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Para Daniel Balaban, Diretor do Centro de Excelência do WFP, a data é uma oportunidade de fortalecer os programas de alimentação escolar no continente. “A alimentação escolar é uma política pública importantíssima para vencer a fome no mundo. Muitas vezes, essa é a única refeição que muitas crianças conseguem fazer no dia todo”, disse.
Confira o histórico de colaboração do Centro de Excelência com a União Africana aqui.