Na quarta-feira, 20 de julho, o documento do projeto Além do Algodão para a Tanzânia foi assinado durante uma cerimônia em Dodoma. O evento contou com a presença de representantes de alto nível do Instituto de Pesquisa Agropecuária da Tanzânia (TARI), Conselho de Algodão da Tanzânia (TCB), Ministério da Agricultura e Embaixada do Brasil, além do WFP Tanzânia. A delegação brasileira também esteve presente, representada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil.
O evento foi um marco para a iniciativa Além do Algodão e sua implementação na Tanzânia. Brian Bogart, vice-diretor de país do WFP Tanzânia, enfatizou que a participação e o compromisso do Ministério da Agricultura e de suas agências (TARI e TCB) desde que as discussões começaram em novembro de 2019 foram fundamentais para o lançamento do projeto. “Estamos confiantes de que essa parceria pode trazer muitas inovações para melhorar os meios de subsistência e nutrição dos agricultores familiares”, disse ele.
O WFP na Tanzânia está na primeira fase de seu segundo Plano Estratégico de País de cinco anos (CSP 2022-2027), que apoiará os esforços do governo para proporcionar um crescimento econômico equitativo e inclusivo para sua população local através de investimentos em capital humano, meios de subsistência resilientes e alimentação nutritiva. O projeto Além do Algodão na Tanzânia vem para fortalecer a construção de resiliência para agricultores familiares por meio de intervenções de sistemas alimentares incluindo a produção, distribuição e consumo, que fazem parte do Resultado Estratégico número 3 do país.
Este projeto de cooperação trilateral entre WFP, Governo da Tanzânia e Brasil aborda questões de gestão de algodão por produto e adição de valor, melhoria dos sistemas de culturas consorciadas com alimentos com vistas à melhoria da produção (diversidade, qualidade e consumo) e comunidades locais produtoras de algodão para melhorar a segurança alimentar e nutricional. O projeto abrangerá a região de Mwanza (Magu, Misungwi e Kwimba), onde ocorrem outros projetos de cooperação brasileiros com o TARI e o TCB.
O projeto Além do Algodão é uma iniciativa conjunta do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil e da Agência Brasileira de Cooperação, com o apoio do Instituto Brasileiro do Algodão. O projeto Além do Algodão na Tanzânia é focado em agricultura inteligente com uma abordagem forte e sensível à nutrição que, em última análise, visa melhorar a renda e a alimentação do agricultor de algodão. Saiba mais sobre o projeto aqui.