Entre 29 e 31 de agosto, representantes de mais de 20 países da América Latina e do Caribe estarão em Brasília para um evento que pretende traçar rotas para fortalecer o capital humano na região, de modo que cada pessoa possa atingir seu potencial. Intitulado “O poder das abordagens multissetoriais para o desenvolvimento do capital humano”, o evento é organizado pelo Programa Mundial de Alimentos (WFP) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com apoio do governo Brasileiro e do governo do Distrito Federal.
O evento oferecerá uma plataforma aos Ministros de Educação, de Desenvolvimento Social e de Finanças da região, bem como a instituições financeiras internacionais, entidades das Nações Unidas e outros atores-chave, para colaborarem em prol do desenvolvimento do capital humano e social. Participarão da abertura, na terça-feira, 29 de agosto, os ministros brasileiros de educação, Camilo Santana, e de Desenvolvimento Social, Wellington Dias; o embaixador Antonio Sá Ricarte, da Secretaria-Geral do Ministério das Relações Exteriores; Valerie Guarnieri, Diretora-Executiva Adjunta do WFP; Lola Castro, Diretora Regional do WFP; Morgan Doyle, Representante do BID no Brasil; e Silvia Rucks, Coordenadora Residente da ONU no Brasil.
As discussões irão destacar a necessidade de abordagens multissetoriais que conectem educação, segurança alimentar e nutrição para o desenvolvimento do capital humano. Dois enfoques complementares serão discutidos: alimentação escolar e sistemas de proteção social. Os participantes também irão compartilhar lições aprendidas em programas e políticas, bem como as evidências mais recentes ao longo do evento.
Além dos painéis técnicos, os participantes poderão visitar escolas públicas participantes do Programa Nacional de Alimentação escolar Brasileiro (PNAE) para observar de perto aspectos como elaboração de cardápios, compras da agricultura familiar e ações de educação alimentar e nutricional.
Lançamento de publicações
Também como parte da programação, serão lançados dois documentos: a publicação “Estado da Alimentação Escolar na América Latina e no Caribe 2022”, desenvolvida pelo BID e pelo WFP; e o estudo regional “Rotas de Proteção Social para a Nutrição na América Latina e no Caribe”, desenvolvido pelo WFP em parceria com o Instituto de Estudos do Desenvolvimento (IDS) e o Instituto Internacional de Pesquisa sobre Políticas Alimentares (IFPRI).
As sessões de lançamento das publicações serão transmitidas on-line:
29 de agosto, às 11:30: “Estado da Alimentação Escolar na América Latina e no Caribe 2022”.
Acompanhe ao vivo em inglês e em espanhol.
30 de agosto, às 9:00: “Rotas de Proteção Social para a Nutrição na América Latina e no Caribe”.
Acompanhe ao vivo em inglês e espanhol.