De 19 a 23 de agosto, uma equipe de especialistas do Centro de Excelência esteve em missão em Maseru, Lesoto, para apoiar o governo no fortalecimento da estrutura, dos papéis e das capacidades de sua Secretaria de Alimentação Escolar. O objetivo da cooperação com o país é propor uma estratégia sólida para que o Programa Mundial de Alimentos possa transferir ao governo a parte do programa de alimentação escolar que vem implementando.
Como parte desse processo de transição, o governo e o escritório de país do WFP solicitaram assistência técnica do Centro de Excelência para consolidar os três modelos de alimentação escolar em vigor atualmente no país em um único. A missão a Maseru foi o primeiro passo dessa colaboração, que deve se estender por 12 meses. Ao final desse período, o país terá uma estrutura revisada de gestão, coordenação e implementação de seu programa escolar, que será implementado integralmente pelo governo.
Durante a missão, a equipe do Centro se dedicou a entender os três modelos de alimentação escolar diferentes e avaliar a estrutura atual de alimentação escolar e a capacidade de gestão do governo. Vinicius Linongi e Yasmin Wakimoto se reuniram com membros do escritório de país do WFP, inclusive o diretor e o diretor adjunto, com oficiais do alto escalão do Ministério da Educação e com representantes da unidade responsável pela alimentação escolar. Eles trabalharam com Peter Haag, consultor da Unidade de Alimentação Escolar do WFP que está apoiando o desenvolvimento de capacidades no Lesoto.
Os especialistas coletaram informações para preparar uma nota conceitual para subsidiar a definição da estrutura, papéis, responsabilidades, linhas de prestação de conta e mecanismos de monitoramento da Secretaria de Alimentação Escolar. Eles vão preparar esse documento juntamente com os termos de referência para a equipe da Secretaria e uma apresentação sobre a estrutura proposta e sua relevância que será usada para informar os tomadores de decisão. Um dos resultados da missão foi o engajamento do escritório de país do WFP e do governo com o planejamento de uma transição suave do programa de alimentação escolar.