Entre os dias 13 e 23 de outubro, uma equipe do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil realizou uma missão técnica na região sul do Benim, com o objetivo de promover o uso de tecnologias de baixo carbono em cantinas escolares. A ação integra a parceria entre Brasil e França e contou com a consultoria dos especialistas brasileiros Ricardo Pereira de Farias e Luderlândio de Andrade Silva (também conhecido como Bibi).
A iniciativa é liderada pelo Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil e pelo Programa Alimentar Mundial (PAM) no Benim e conta com atividades que combinaram inovação tecnológica, eficiência energética e educação alimentar e nutricional, promovendo soluções práticas para reduzir impactos ambientais e melhorar as condições de preparo das refeições nas escolas.
Biodigestor e fogões ecológicos
Um dos marcos da missão foi a construção de um biodigestor em uma escola primária em Djidja, que atende 225 alunos de 5 a 16 anos. A obra foi realizada entre os dias 13 e 17 de outubro, com a participação de cinco pedreiros da comunidade, sob orientação técnica de Ricardo Farias e Luderlândio Andrade, para construção das estruturas.
Após apenas quatro dias, em 21 de outubro, a delegação brasileira retornou à escola e concluiu a instalação do fogão, que acendeu o fogo com sucesso graças ao gás produzido pelo biodigestor a partir de esterco bovino.
O biodigestor permite transformar resíduos orgânicos em biogás, além de ter como suproduto o biofertilizante para enriquecer de forma natural o solo da horta escolar.
Além disso, foram construídos, com orientação técnica de Luderlândio Andrade, fogões ecológicos de baixa emissão de carbono em três escolas, projetados para diminuir o consumo de lenha e melhorar as condições de trabalho das merendeiras, já que são mais altos e contam com chaminés que desviam a fumaça.
Em duas das escolas, os modelos de fogão modular móvel que foi desenvolvido já foi replicado pelos próprios membros da comunidade sem necessidade de acompanhamento dos técnicos, demonstrando que os conceitos foram absorvidos localmente e colocados em prática, devido à utilidade dos fogões para a comunidade e ao fato de serem feitos a partir de materiais acessíveis.
Canteiros ecológicos
A missão também incluiu a implantação de canteiros para economia de água em três escolas, incentivando o cultivo de mudas e sementes selecionadas para a horta escolar.
Os canteiros levam a água diretamente para baixo da terra, o que faz com que ela fique retida por mais tempo no solo, criando uma irrigação de baixo para cima, diminuindo consideravelmente a necessidade de água para sua manutenção. Isso garante que as mudas cresçam, mesmo na época de seca, permitindo a manutenção da horta para produção de alimentos frescos e diversificados para a alimentação escolar.
Para Jéremie Soglongbe, técnico agrícola responsável pelas hortas escolares na comunidade de Toviklin, que participou da construção do canteiro ecológico, essa tecnologia permite melhorar muito hortas escolares de toda a região.
“Agora que conhecemos a técnica, podemos refazer o canteiro em várias escolas. Os materiais são acessíveis e entendemos a maneira de construir, com ferramentas que já temos. O canteiro é de grande importância para garantir e ampliar a produção das hortas para a alimentação das crianças das escolas”, disse.
Nutrição
No dia 18 de outubro, na escola localizada em Lalo, foram realizadas atividades de nutrição voltadas a cozinheiras e crianças.
Livia Martins, nutricionista da área de Programas do Centro de Excelência, conduziu uma atividade de educação alimentar e nutricional (EAN) com as crianças da escola, utilizando a brincadeira de caça ao tesouro como ferramenta lúdica para ensinar sobre alimentação saudável e diversidade de alimentos.
Livia criou, em parceria com o escritório do PAM no Benim, uma cartilha ilustrada e publicada pelo Centro de Excelência intitulada “Mangeons bien, Jouons Ensemble” (Comendo bem, Brincando juntos, em português), com atividades e informações sobre nutrição para serem utilizadas nas escolas.
Compras locais
Para as atividades sobre compras locais, as integrantes da área de Programas do Centro de Excelência, Nayla Almeida e Lívia Martins, com apoio de Christelle Achade, Amal Okotche e Evans Agbossou, do PAM do Benim, entrevistaram dez representantes de cooperativas agrícolas de Djidja, Toviklin e de Lalo.
As entrevistas buscaram informações junto aos cooperados a respeito das compras locais para as cantinas escolares para subsidiar propostas discutidas e consolidadas em seminário realizado na cidade de Bohicon em 20 de outubro para cerca de 40 pessoas da comunidade.
Christelle Achade afirmou, na abertura do seminário, que vários avanços importantes foram realizados nas compras locais para a alimentação escolar na região. Os números impressionam: as compras locais para a alimentação escolar passaram de 300 toneladas em 2021 para 8.000 toneladas em 2024, que impactou positivamente um total de 23.412 pequenos produtores, dos quais 38% são mulheres de 40 comunidades; além de 55 grupos de agricultoras organizadas que reúnem 300 mulheres que participaram de treinamento em transformação agroalimentar.
“Este seminário é uma etapa importante na criação de uma escala sustentável de compras de locais para a alimentação escolar. É uma oportunidade para desenharmos ações concretas para resultados que reforçam o apoio aos pequenos produtores e à alimentação escolar no Benim”, disse.
Cooperação Sul-Sul
Os resultados da missão serão sistematizados pelo Centro de Excelência e o PAM Benin para compartilhamento com a Agência Nacional de Alimentação e Nutrição do Benim, com vistas a proporcionar elementos que favoreçam a ampliação e o fortalecimento da alimentação escolar no país, considerando inovações sensíveis ao clima e a nutrição adequada.
A Agência Nacional de Alimentação e Nutrição do Benim é atualmente a principal responsável pela alimentação escolar no país, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar Integrado, em mais de 5.500 escolas no país.
Durante a missão, também foi realizada uma visita de cortesia ao Ministério da Educação Primária e Ensino Maternal, para compartilhamento dos resultados e discussão de propostas futuras de colaboração entre o PAM e o governo do Benim.