No dia 9 de maio, quinta-feira, às 20h, vai ao ar no canal Sabor & Arte o primeiro episódio do reality show Vida de Merendeira, que busca valorizar o papel destas profissionais da alimentação escolar na promoção de uma alimentação adequada e saudável.
O programa é fruto de uma parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Centro de Excelência do WFP, com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
Ao todo participam 15 merendeiras de todas as regiões do Brasil, e as candidatas precisam demonstrar suas habilidades na execução de receitas saborosas e nutritivas que representem as culturas alimentares de sua localidade.
Neste ano, também há a participação de representantes de países africanos de língua portuguesa, o que permite trocas de experiências e o reconhecimento das diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no contexto da Cooperação Sul-Sul.
“As merendeiras têm um papel fundamental na alimentação escolar, não só pelo cuidado com o preparo e a oferta da alimentação, mas também pela educação alimentar e nutricional que ocorre no ambiente escolar. Nesse sentido, o reality reconhece as merendeiras como parte da comunidade escolar e agente primordial no sucesso do PNAE“, destacou o Diretor do Centro de Excelência contra a Fome, Daniel Balaban.
Durante a competição, o público também verá depoimentos de alunos, familiares, professores, profissionais da educação, nutricionistas, fornecedores e produtores da alimentação escolar de educação pública, além de trechos das participantes no dia a dia.
No total serão oito episódios, exibidos semanalmente às quintas-feiras no canal Sabor & Arte. Quem perdeu o programa na televisão também poderá acompanhar a competição pelos canais do Sabor & Arte e do Centro de Excelência do WFP no YouTube.