A nutricionista do WFP Sineide Neres representou o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil e participou na quarta-feira (21) como uma das juradas da competição de merendeiras “Super chef da educação”, uma iniciativa do governo do estado do Mato Grosso para premiar as melhores merendeiras das suas escolas estaduais.
Com objetivo de dar visibilidade e valorizar as merendeiras locais, o concurso foi elaborado pela equipe da coordenadoria de alimentação escolar do estado de Mato Grosso e inspirado no modelo do Reality “Vida de Merendeira”, uma parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos e a Agência de Cooperação Brasileira (ABC).
Esta foi a segunda edição do concurso no estado do Mato Grosso. Ao todo, 14 finalistas de várias regiões do estado foram a Cuiabá para mostrar suas receitas, que privilegiavam ingredientes locais, como o peixe de água doce pintado e a tilápia, a carne de porco, a banana da terra e a abóbora cabotiã.
“Foram apresentados pratos variados, saborosos e muito criativos, como almôndega assada de peixe ao molho de tomate fresco no spaghetti de abobrinha, por exemplo”, afirmou Sineide, que provou todos os pratos. “Foi muita comida, e tudo muito gostoso”, disse rindo.
Ela explica que o pescado nem sempre tem boa aceitação nas escolas, onde não pode ser servido frito. “Mas as merendeiras conseguiam driblar e apresentar opções muito gostosas, acompanhadas de banana da terra em forma de purê ou na farofa.”
Em geral as responsáveis por cozinhar para as crianças nas escolas são mulheres, mas o concurso contou com um homem finalista. “Serve para quebrar o estigma de que esse trabalho é apenas de mulheres, apesar de ser um trabalho pesado e com pouca visibilidade”, disse Sineide.
As três vencedoras do concurso em MT e os pratos que fizeram foram:
1º lugar: Natália de Freitas
Receita: caldo de peixe com inhame e abóbora cabotiã
Cidade: Nova Canaã do Norte
2º lugar: Josiane Marinho
Receita: filé de pintado ao creme cabotiã
Cidade: Sinop
3º lugar: Geraldina Vala
Receita: casadinho de creme de abóbora com banana e peixe
Cidade: Tangará da Serra