ROMA – O Presidente do Conselho Executivo do Programa Mundial Alimentar das Nações Unidas (WFP), Sua Excelência Artur Andrzej Pollok, Embaixador e Representante Permanente da Polônia, saudou a nomeação de Cindy Hensley McCain dos Estados Unidos da América como próxima Diretora Executiva do WFP.
A nomeação foi feita pelo Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, e pelo Diretor Geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, QU Dongyu, após consultas com o Conselho do WFP em uma sessão especial na sede do WFP em Roma.
Pollok disse: “McCain assume a direção do Programa Mundial de Alimentação em um momento em que o mundo enfrenta a mais grave crise de segurança alimentar da história moderna e este papel de liderança nunca foi tão importante”. Desejamos-lhe felicidades e podemos assegurar-lhe que ela terá o apoio total do Conselho Executivo”.
Cindy McCain é atualmente Representante Permanente dos Estados Unidos junto às Agências da ONU em Roma (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO, Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIIDA – e Programa Mundial de Alimentação – WFP). Ela é a ex-Presidente do Conselho de Administração do Instituto McCain de Liderança Internacional da Universidade Estadual do Arizona. Trabalhou no Conselho de Administração do Projeto C.U.R.E., CARE, Operação Sorriso, Halo Trust e nos conselhos consultivos do Too Small to Fail e Warriors e Quiet Waters. McCain tem graduação em Educação e mestrado em Educação Especial pela Universidade do Sul da Califórnia. Ela é a esposa do falecido senador americano John McCain.
McCain sucederá David Beasley como Diretor Executivo, que terá servido seis anos quando seu mandato terminar em 4 de abril.
O número crescente de conflitos, choques climáticos e tumultos econômicos levaram a um aumento acentuado do número de pessoas em situação grave de insegurança alimentar que lutam para conseguir alimentos suficientes para alimentar suas famílias – quase 200 milhões desde antes da pandemia do coronavírus. O WFP forneceu para mais de 158 milhões de pessoas alimentos, dinheiro e vales em 2022, mais do que em qualquer ano anterior, e recebeu um financiamento recorde de 14 bilhões de dólares.
Em 2020, o Programa Mundial da Alimentação foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz. O Programa Mundial de Alimentação das Nações Unidas é a maior organização humanitária do mundo que salva vidas em emergências e usa a assistência alimentar para construir um caminho para a paz, estabilidade e prosperidade das pessoas que se recuperam de conflitos, desastres e do impacto das mudanças climáticas.
Para maiores informações, favor contatar:
Equipe de mídia do WFP: [email protected]