
Em cerimônia realizada no Congresso Nacional em 27 de agosto, o Pacto contra a Fome lançou a Agenda Legislativa “Da Política ao Prato”, um mapeamento de projetos de lei ainda não votados que têm como foco a segurança alimentar e o combate ao desperdício de alimentos no Brasil.
O evento contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, da cofundadora e presidente do Conselho do Pacto Contra a Fome, Geyze Diniz, além de diversas autoridades, como a Secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Lilian Rahal, que discursou durante o evento.
Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, participou do evento e ressaltou a relevância da iniciativa.
“A Agenda Legislativa ‘Da Política ao Prato’ é um marco essencial para transformar o combate à fome em prioridade política. Existem muitas propostas no Congresso Nacional que visam fortalecer a agricultura familiar, reduzir desperdício de alimentos, promover a segurança alimentar e nutricional e reajustar a alimentação escolar. São boas propostas que só precisam tramitar.”
Entre as iniciativas destacam-se projetos de lei voltados à alimentação saudável nas escolas, à agricultura familiar e à resiliência climática. Saiba mais sobre a iniciativa no site pactocontrafome.org.