O Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) realizou uma reunião com Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) para apresentar as principais áreas de atuação entre as duas instituições no intuito de desenvolver projetos conjuntos entre as agências. Essa foi a primeira de outras reuniões entre as agências que buscam alinhar suas duas principais linhas de atuação, saúde sexual e reprodutiva de mulheres; e promoção da segurança alimentar e nutricional, para corroborar com o desenvolvimento e o bem-estar de populações brasileiras e de outros países por meio da Cooperação Sul-Sul.
O Diretor do Centro de Excelência, Daniel Balaban, destacou a importância da escola como espaço de aprendizagem de comunidades periféricas. Além disso, a equipe do Centro compartilhou informações sobre o projeto Nutrir o Futuro, que aborda o enfrentamento da múltipla carga da má nutrição em estudantes, além de temas importantes à saúde e desenvolvimento de mulheres e crianças, como a curva de ganho de peso em gestantes.
A equipe técnica trouxe, enquanto possíveis temas a serem abordados em projetos futuros, o desenvolvimento de ações com a população em situação de rua, promoção da “maternidade coletiva” em territórios quilombolas e o desenvolvimento de atividades em escolas, em turnos opostos às aulas, incluindo os finais de semana, de modo que as famílias e a comunidade escolar utilizem o espaço público para debates e formações
A Diretora do UNFPA, Florbela Fernandes, destacou que para atuar em conjunto é preciso assumir o compromisso com as diferentes populações que atuam. O UNFPA possui como principais linhas de atuação a busca pelos três zeros: Zero necessidade não atendida de planejamento reprodutivo; Zero mortes maternas evitáveis; e Zero violência de gênero e práticas nocivas contra meninas e mulheres.
Além disso, a equipe do UNFPA destacou a relevância de trabalhos voltados ao empoderamento feminino, masculinidades positivas e desenvolvimento e aprimoramento da gestão de dados sobre diferentes segmentos populacionais.
Pelo Centro de Excelência do WFP estiveram presentes o Diretor, Daniel Balaban, a Coordenadora de Projetos em Nutrição Eliene Sousa, os assistentes técnicos Osiyallê Rodrigues e Thaynara Dias, e o Assistente Administrativo, José da Silva. Pelo UNFPA, participaram da reunião a diretora Florbela Fernandes; a Oficial de Programa de Gênero, Raça e Etnia Luana Silva; e Nair Souza, Oficial de Programa para Segurança de Insumos em Saúde Sexual e Reprodutiva.