Estratégias de combate à fome e ações lideradas por governos locais, entidades da sociedade civil, empresas e institutos de pesquisa estiveram no centro das discussões durante o seminário “A Inovação e o Futuro na Luta contra a Fome”, que aconteceu na quarta-feira 19 de outubro, em Osasco. O evento, organizado pelo Banco de Alimentos da cidade, vinculado ao Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura, fez parte da VI Semana Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
Igor Carneiro, da equipe de Programas e Parcerias do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, participou do painel “Segurança Alimentar e Nutricional e o Combate à Fome no Contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030 da ONU”. Em sua apresentação, ele fez um panorama sobre a fome no mundo, as ações do WFP para situações de emergência e a atuação em projetos de combate à fome no longo prazo, que é o foco do trabalho do Centro de Excelência no Brasil.
“O Programa Mundial de Alimentos é a maior organização humanitária das Nações Unidas, salvando vidas em emergências e usando assistência alimentar para construir um caminho para a paz, estabilidade e prosperidade”, lembrou Igor Carneiro. “Todos os anos, o WFP auxilia cerca de 130 milhões de pessoas em 125 países com distribuição emergencial de alimentos, e também na construção de sistemas alimentares mais resilientes. Além do desperdício, inundações, secas e tempestades mais frequentes e intensas têm rapidamente se transformado em crises alimentares e nutricionais, prendendo pessoas vulneráveis em um ciclo crônico de fome e pobreza”, ressaltou.
Também durante o evento, a prefeitura de Osasco anunciou a adesão ao Pacto de Milão para a Política Alimentar Urbana, durante o Fórum de Milão, que reuniu representantes de 162 cidades do mundo no Rio de Janeiro, entre 17 e 19 de outubro. “Celebramos a adesão de Osasco ao Pacto, pois demonstra um compromisso global do município na área de alimentação urbana e para o desenvolvimento de soluções sustentáveis de combate à fome”, disse Igor Carneiro. “Esperamos em breve ampliar nossa colaboração com o município”, finalizou.