De 8 a 10 de julho de 2025, João Pessoa (PB) sediou o II Encontro dos Conselhos de Alimentação Escolar da Região Nordeste, reunindo especialistas, conselheiros e gestores públicos para debater os avanços e os desafios da alimentação escolar no Brasil.
A abertura oficial do evento contou com a presença do diretor do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, Daniel Balaban, que também foi o palestrante da conferência magna. Em sua fala, Balaban destacou a importância da atuação dos conselhos no fortalecimento das políticas públicas de segurança alimentar. “Este evento reforça o papel essencial dos Conselhos de Alimentação Escolar na garantia do direito à alimentação adequada, alinhado à agenda brasileira de combate à fome”, afirmou.
No segundo dia, a coordenadora de Projetos do Centro de Excelência, Albaneide Peixinho, participou representando a ASBRAN (Associação Brasileira de Nutrição), e abordou os 70 anos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), destacando sua evolução histórica e os novos desafios.
A programação também contou com participação de representantes governamentais do Ministério do Desenvolvimento Agrário, e de órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União e o Tribunal de Contas da Paraíba, além de mesas temáticas sobre segurança alimentar e nutricional, agricultura familiar, inclusão e cultura alimentar dos povos tradicionais.
Realizado pelo Fórum Nacional dos Conselhos de Alimentação Escolar, o encontro teve como objetivo reunir conselheiros para o contínuo aprimoramento da sua atuação junto ao Programa Nacional de Alimentação Escolar.