Nesta quarta-feira, 17 de julho, o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, representado pelo Diretor Daniel Balaban e pelo Oficial de Parcerias Joélcio Carvalho, se reuniu com a Secretária-Executiva da Secretaria-Geral da Presidência da República, Kelli Cristine de Oliveira Mafort. A reunião foi realizada para apresentar o trabalho do Centro de Excelência e do WFP e estreitar relações.
Ao apresentar o trabalho do WFP no mundo foi ressaltado que o WFP é a maior agência humanitária da ONU, realizando operações globais tanto na compra como na distribuição de alimentos para mais de 130 milhões de pessoas ao redor do mundo. Essas operações, além de essenciais para salvar vidas, podem ser uma oportunidade de promoção de mercados para os agricultores familiares brasileiros na criação de oportunidades para vendas internacionais.
O Centro de Excelência, por sua vez é uma plataforma financiada pelo próprio governo brasileiro para difusão de políticas públicas de combate à fome e pobreza, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além de tecnologias sociais brasileiras, como cisternas, barragem subterrânea e transição produtiva para práticas regenerativas e agroecológicas.
A Secretária Kelli Mafort afirmou que tem interesse em aprofundar as discussões com o WFP e como a Secretaria-Geral da Presidência poderia convidar e articular canais de divulgação interministeriais e com a sociedade civil, por meio da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO).