O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Guilherme Ribeiro, e o diretor do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WPF) no Brasil, Daniel Balaban, assinaram, nesta quarta-feira, 10 de novembro, um novo protocolo de intenções, com validade de três anos, para troca de experiências técnicas em prol da luta contra a fome no mundo por meio de ações de segurança alimentar e nutricional.
A parceria visa apoiar os governos de países dos continentes da África, Ásia e América Latina no desenvolvimento de soluções sustentáveis contra a fome, atuando como um fórum global para o diálogo político e a aprendizagem sobre alimentação escolar, nutrição e atividades relacionadas à segurança alimentar. A participação da Conab se dá após a experiência positiva de dois protocolos firmados anteriormente.
De acordo com o protocolo, a Conab se compromete a realizar, entre outras ações, o receptivo de delegações técnicas estrangeiras indicadas pelo WFP, com o objetivo de conhecer os programas de segurança alimentar e nutricional operados pela Companhia, de reconhecida importância para a questão nutricional brasileira. Também deverá contribuir para o intercâmbio de experiências e informações relativas a essas ações, possibilitando a transferência de conhecimento técnico a outros países.
Para Daniel Balaban, Diretor do Centro de Excelência do WFP, a renovação do acordo abre novas possibilidades de cooperação e apoio a outros países. “É com grande satisfação que refirmamos nosso compromisso com a construção de soluções duradouras de combate à fome e promoção da alimentação adequada e saudável. Nesse sentido, a Conab é um parceiro importante para o compartilhamento de boas práticas brasileiras com países interessados em aprimorarem seus sistemas alimentares”, disse.
Sobre a Conab – A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Atuante no Brasil há mais de três décadas, a estatal está presente em todas as regiões brasileiras e conta com 64 Unidades Armazenadoras, que são capazes de estocar diversos produtos agrícolas e garantir o suprimento alimentar da população. A Companhia tem como missão prover inteligência agropecuária e participar da formulação e execução de Políticas Públicas, contribuindo para a regularidade do abastecimento e formação de renda do produtor rural.
Sobre o WFP – O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 2020. É a maior agência humanitária das Nações Unidas e, por meio da assistência alimentar e de projetos de segurança alimentar e nutricional, contribui para a paz, estabilidade e prosperidade das pessoas que se recuperam de conflitos, de desastres e do impacto das mudanças climáticas.
O Centro de Excelência contra a Fome é fruto de uma parceria entre o WFP e o governo brasileiro. A missão do Centro de Excelência é apoiar países em desenvolvimento na criação e implementação de soluções sustentáveis contra a fome, a partir da utilização das experiências exitosas desenvolvidas no Brasil. O Centro atua também como um fórum global para o diálogo político e aprendizagem sobre alimentação escolar, agricultura familiar, nutrição e atividades relacionadas à segurança alimentar.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Conab.