Os participantes da X Reunião de Ministros da Educação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), representando os nove países que integram a comunidade, lançaram uma declaração final do evento. O documento ressalta a importância da educação técnica e profissional, da alfabetização e da alimentação escolar para a promoção do desenvolvimento sustentável nos países membros da CPLP.
Como parte de suas recomendações, os ministros da Educação destacaram o intercâmbio e boas práticas entre países membros para fortalecer as ações de educação, inclusive a alimentação escolar. A declaração final enfatizou que o consumo de alimentos saudáveis contribui para o crescimento, o desenvolvimento e a aprendizagem de estudantes de todos os nove países membros.
A X Reunião de Ministros da Educação da CPLP aconteceu no dia 16 de março em Salvador, logo após o Seminário Internacional Sustentabilidade dos Programas de Alimentação Escolar nos Países da CPLP. O evento foi organizado pelo governo brasileiro, representado pelo Ministério da Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação, o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério do Desenvolvimento Social e o Centro de Excelência contra a Fome, do Programa Mundial de Alimentos.
Os países que compõem a CPLP são Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Durante o seminário, cada país apresentou suas experiências de alimentação escolar. Os participantes identificaram desafios e boas práticas e discutiram caminhos para aprimorar os marcos legais e estratégicos desses programas.
Leia a declaração na íntegra: