
Comemorado em 31 de agosto, o Dia do Nutricionista é uma data importante para enaltecer esses profissionais, que desempenham um papel fundamental na promoção de saúde, bem-estar e da redução da má nutrição. Além disso, garantem que os cardápios nas escolas públicas sejam equilibrados, seguros e culturalmente relevantes, contribuindo diretamente na formação dos alunos e na construção de hábitos alimentares saudáveis.
Nutricionistas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) têm como função planejar, coordenar, organizar, supervisionar e avaliar a área da alimentação e nutrição dentro das escolas, contribuindo na promoção da saúde e bem-estar e na redução da má nutrição.
“O nutricionista tem um papel estratégico na alimentação escolar, pois une conhecimento técnico com sensibilidade social. O trabalho desses profissionais vai além de montar cardápios: ele contribui para que a escola seja um espaço de aprendizado também sobre alimentação saudável e cidadania”, destaca Sineide Neres, nutricionista do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil.
Essa atuação é reforçada no reality show Vida de Merendeira, iniciativa do Centro de Excelência em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), que valoriza o trabalho conjunto entre merendeiras e nutricionistas, destaca ingredientes regionais e mostra como a criatividade pode se unir às diretrizes do PNAE para garantir refeições de qualidade nas escolas. As vencedoras na mais recente edição do reality foram conjuntamente Josefa Graciane Ribeiro (Graci), merendeira campeã, e a nutricionista Janaina Barbosa, responsável técnica pela alimentação escolar de Limoeiro de Anadia (AL) desde 2013.
O cardápio vencedor foi uma receita que aproveitava vários ingredientes de forma integral: salada, feijão tropeiro, cozido de carne com legumes e farofa de licuri. Ao comentar a vitória, Janaina afirmou que adaptou a receita, seguindo as regras do PNAE. “Incluí o licuri, sugerindo a farofa com esse ingrediente típico da região, que teve uma aceitação muito boa pelos alunos”, afirmou, evidenciando como o conhecimento técnico do nutricionista potencializa resultados positivos na escola e na comunidade.