Em parceria com o governo do Estado do Ceará, o Programa Mundial de Alimentos (WFP), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) comemoraram, nesta quarta-feira (15), o Dia Mundial da Alimentação, data que destaca a importância da alimentação saudável e promove a cooperação pela erradicação da fome, da desnutrição e da insegurança alimentar.
A data oficial, 16 de outubro, é um dos dias mais importantes no calendário das Nações Unidas e celebrado anualmente em todo o mundo. Este ano, teve como tema “De mãos dadas por uma alimentação melhor e um futuro melhor” e as atividades comemorativas brasileiras aconteceram em Fortaleza (CE) e em Juazeiro (BA).
Festival Ceará sem Fome
A convite da primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, o WFP, a FAO e o FIDA marcaram presença na 2ª edição do Festival Ceará sem Fome, evento que reuniu, além dos representantes de organismos internacionais, autoridades estaduais e municipais para reforçar o compromisso do estado com a erradicação da fome e a construção de sistemas alimentares sustentáveis.
O evento incluiu debates e painéis sobre os avanços e desafios do enfrentamento à fome no estado, no Brasil e no mundo e contou com estande dedicado ao Dia Mundial da Alimentação. Outros grandes tópicos destacados no dia foram o papel das cozinhas sociais e dos agentes populares na transformação da realidade de comunidades vulneráveis.
O painel 3, que recebeu o nome do tema deste ano, “De mãos dadas por uma alimentação melhor e um futuro melhor”, contou com a participação dos representantes das três agências: Daniel Balaban, do WFP, Jorge Meza, da FAO e Hardi Vieira, do FIDA, e foi mediado pela primeira-dama do estado.
Em sua fala, Daniel Balaban fez um apelo ao público presente: “A fome não é natural, não é cultural e nem geográfica, a fome é uma questão política e pode ser erradicada do planeta, desde que nos unamos para isso. Cabe a nós, que temos alimento e energia, trabalharmos para que a sociedade receba o apoio necessário”, afirmou.
Daniel também elogiou o protagonismo do estado na implementação de políticas públicas inovadoras e afirmou que em breve, levará representantes de países do sul global para conhecer a iniciativa. Jorge Meza ressaltou o alinhamento das ações do Ceará com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, já Hardi Vieira lembrou que não só as agências da ONU, mas os atores públicos e a sociedade civil também devem participar desse processo.
Além do destaque recebido no Festival, a data ganhou também uma projeção mapeada no Museu da Imagem e do Som (MIS) em Fortaleza e iluminação especial da Arena Castelão e de edifícios públicos da cidade, todas na noite do dia 16.
Demais atividades no Brasil e no mundo
Além da celebração no Ceará, as atividades de comemoração do Dia Mundial da Alimentação aconteceram também no 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia, que acontece entre 15 e 18 de outubro em Juazeiro (BA). Em Roma, a cerimônia oficial de comemoração da data contou com a presença do Papa Leão XIV e uma mensagem do Secretário-Geral da ONU, António Guterres. Na ocasião, também foi comemorado o 80º aniversário da FAO.