O mês de julho de 2024 está sendo marcado por uma série de reuniões importantes do G20 no Rio de Janeiro, que reúne representantes de governos nacionais e internacionais para discutir temas como inclusão social e combate à fome e à pobreza. Nos dias 22 e 23 de julho acontece a Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho sobre Desenvolvimento do G20, enquanto no dia 24 será realizada a reunião da Força-Tarefa do G20 para o Estabelecimento de uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O WFP, representado por uma delegação chefiada pela Diretora Executiva, Cindy McCain, participa das reuniões dentro do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento, sob a Presidência Brasileira do G20.
Essa será a semana mais significativa para a Presidência Brasileira do G20 até o momento e contará com as reuniões ministeriais mais importantes antes da Cúpula de Líderes, que acontecerá entre os dias 18 e 19 de novembro. A semana de alto nível no Rio de Janeiro será composta por três reuniões ministeriais: Desenvolvimento, Finanças e a Força-Tarefa do G20 para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
O Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil fará parte da delegação do WFP que participará nas reuniões e destaca o papel fundamental da presidência brasileira no G20 por evidenciar a luta contra a fome como uma questão prioritária em seu mandato, centrada no tema “Construir um mundo justo e um planeta sustentável”.
Uma das ações da presidência brasileira no G20 voltadas para o combate à insegurança alimentar é o lançamento da Aliança Global Contra a Fome, que tem como objetivo mobilizar recursos financeiros e conhecimento para a implementação e ampliação de ações, políticas e programas de combate à fome e redução da pobreza.
“Esse é um evento de extrema importância não só para o Brasil, mas para o mundo todo. O Brasil tem anos de experiência em políticas públicas de enfrentamento da fome e o Centro de Excelência do WFP trabalha para ajudar a compartilhar esse conhecimento com outros países, por meio da Cooperação Sul-Sul”, afirma Daniel Balaban, Diretor do Centro de Excelência.
Lançamento: Relatório O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo 2024
Em meio às reuniões relacionadas ao G20, no dia 24 de julho, quarta-feira, as agências da ONU (WFP, FAO, FIDA, OMS e UNICEF) lançarão o Relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo (SOFI)”, que traz os dados mais recentes sobre fome, segurança alimentar e nutricional no mundo. O lançamento acontece em um evento paralelo da Reunião Ministerial da Força-Tarefa da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza do G20, no Rio de Janeiro.
O relatório desse ano tem como tema o “Financiamento para acabar com a fome, a insegurança alimentar e todas as formas de desnutrição” e explora os níveis atuais e as lacunas de financiamento para a segurança alimentar e nutrição no mundo. Além disso, fornece orientações sobre opções de financiamento inovadoras para enfrentar os principais fatores que causam a insegurança alimentar e a má nutrição, bem como aborda a transformação dos sistemas agroalimentares necessária para libertar o mundo da fome, da insegurança alimentar e da má nutrição em todas as suas formas até 2030.