Nutricionistas da equipe de projetos do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil participaram da Conferência Nacional Livre de Nutrição, realizada em 5 de maio. Albaneide Peixinho e Eliene Sousa, que fazem parte da equipe do projeto Nutrir o Futuro, participaram de discussões e apoiaram a formulação, juntamente com gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), de propostas para a consolidação e fortalecimento da nutrição e da alimentação saudável.
Temas como o enfretamento da fome e da insegurança alimentar, o acesso ao cuidado nutricional em todos os níveis de atenção à saúde, o impacto da sindemia global (desnutrição, obesidade, carências nutricionais e consequências das mudanças climáticas) na vida das pessoas foram amplamente discutidos. A programação também deu destaque para as questões de financiamento das políticas de alimentação e nutrição, que se apresentam como um desafio para todos os países.
Como resultado da Conferência, proposições como a garantia do direito e acesso ao cuidado de nutrição e saúde, o fortalecimento da vigilância alimentar e nutricional, o fortalecimento do Guia Alimentar para a População Brasileira e do Guia Alimentar para crianças menores de dois anos foram apontadas como prioritárias a serem observadas, em especial pelo poder público. “O Centro de Excelência, além de participar destas discussões, apoia os países no desenvolvimento de capacidades para implementação de políticas públicas de alimentação e nutrição por meio do Projeto Nutrir o Futuro”, disse Eliene Sousa.
O projeto tem o objetivo de apoiar processos de fortalecimento das instituições públicas nacionais e dos setores de nutrição e saúde, considerados fundamentais para a gestão das políticas públicas de alimentação e nutrição nos países. Especificamente, o projeto pretende fomentar as trocas de experiências sobre a múltipla carga da má nutrição do Brasil com outros países em desenvolvimento e reforçar as ações multilaterais no âmbito da Década de Ação para Nutrição da Organização das Nações Unidas (ONU) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2 e 3.
A iniciativa de Cooperação Sul-Sul está fundamentada no intercâmbio de experiências entre Brasil, Colômbia e Peru e é realizada em parceria com o Ministério da Saúde e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC). Saiba mais aqui.
Sobre a Conferência – A Conferência Nacional Livre de Nutrição é uma etapa preparatória para a 17ª Conferência Nacional de Saúde. As conferências são importantes espaços de participação e controle social da sociedade brasileira e são responsáveis por formatar importantes políticas públicas. O SUS, por exemplo, foi criado em uma dessas conferências. Assista à íntegra da Conferência Nacional Livre de Nutrição aqui.