
No Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, 7 de fevereiro, o merendeiro indígena Alison da Silva, de São Gabriel da Cachoeira (AM) foi o grande vencedor do reality show Escola de Sabores.
“Ser indígena é ter grande responsabilidade. Há tanto tempo estamos lutando pelo espaço, por saúde e por educação. A alimentação escolar é importante para manter a nossa história com a terra, com o plantio, que nossos antepassados faziam. Vencer esta competição serviu para mostrar que os povos originários têm voz ativa. Mostrar que nós existimos, que estamos aqui, e que nada é impossível para nossos irmãos indígenas”, disse.
O desafio da última competição foi preparar uma refeição completa com ingredientes oriundos da agricultura familiar e sem carne, mas com prato principal e sobremesa que contasse um pouco da sua história.
Ana Paula, merendeira finalista da Comunidade Quilombola de Minaçu (GO), preparou uma receita que teve inspiração na tradição que herdou do seu pai: ela preparou um tropeiro de farofa de ovo com feijão e couve com linda apresentação, e mousse de maracujá com banana de sobremesa. “Na minha terra, temos a tradição de usar a farinha de milho e a banana. Esses sabores nos remetem à felicidade de ser negro quilombola”, disse.
Antônia, merendeira finalista da Comunidade Ribeirinha do Jordão (AC) preparou feijão com farofa tradicional de ovo e saladinha com aroma de maracujá. De sobremesa, doce de banana com coco. “Lembrei dos meus filhos, da minha família, e busquei sobretudo representar o meu Acre aqui na competição”, disse. Para o cantor e ativista Lucas Penteado, jurado convidado, o prato o fez retornar à escola. “É como se voltasse para a minha infância com este ovo com farinha e feijão”, disse.
Alison, o vencedor da final, apresentou uma farofa de pupunha com feijão e ovo e salada de frutas cremosas de sobremesa. Seus pratos arrancaram elogios dos jurados: “O feijão está perfeito, mas o que me ganhou foi a farofa, que delicadeza no sabor e na textura”, disse o chef Rodrigo Oliveira.
“Sua ancestralidade está aqui com o fruto da pupunha e com a sua pimentinha! Seus pratos me alegram, a sobremesa é pura emoção”, disse a chef Bel Coelho.
O reality show Escola de Sabores é uma parceria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, apresentado pela TV Band.
Todos os episódios anteriores estão disponíveis no canal do Centro de Excelência contra a Fome no YouTube: WFP Centre of Excellence against Hunger – YouTube




