
Cascas de alho, cebola, banana e no chips de batata doce. Talos de couve e de hortaliças. As receitas apresentadas na semifinal do reality show Escola de Sabores, no último sábado (31 de janeiro) mostraram que partes do alimento que normalmente são desprezadas podem virar uma receita de um prato delicioso e nutritivo. O episódio também revelou que o reaproveitamento já é uma prática de merendeiras e merendeiros nas escolas.
No Episódio 7, o jurado convidado foi o chef Edson Leite, fundador do Movimento Gastronomia Periférica, onde a cozinha é ferramenta de inclusão e a comida é instrumento de transformação social.
Antônia, da Comunidade Ribeirinha de Jordão (AC), preparou um frango com farofa de casca de banana e banana assada que parecia uma “canoinha”, disse Edson Leite.
Ana Paula, da Comunidade Quilombola de Minaçu (GO), preparou a receita “O que sobrou”, um escondidinho de frango com batata e farofa de talos.
Tamires, da Comunidade Quilombola de São Lourenço do Sul (RS), fez uma torta com refogado de cenoura e abobrinha servidos com chips de batata doce.
Alison, da Comunidade Indígena de São Gabriel da Cachoeira (AM), preparou o prato vencedor: farofa de farinha d’água com carne, alho e cebola com casca levada ao forno para torrar, e servida com molho vinagrete com toque leve de pimenta. “Você trouxe na sua receita os secos e molhados que têm importante simbolismo na cozinha”, afirmou o chef e jurado fixo Rodrigo Oliveira.
Tamires saiu do programa, mas ganhou um abraço coletivo dos jurados em reconhecimento à sua participação até a semifinal. “Representei aqui os seis quilombos de São Lourenço do Sul. E me encantei com que conheci, as outras culturas e a diversidade do Brasil, que certamente vai impactar no meu trabalho”, afirmou.
Final
Apenas três participantes: uma merendeira quilombola, um merendeiro indígena, e uma merendeira ribeirinha, estarão na grande final, que vai ao ar no dia 7 de fevereiro, às 12h, na Band TV.
O reality show Escola de Sabores é uma parceria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, e é apresentado pela TV Band aos sábados, às 12h.
Todos os episódios anteriores estão disponíveis no canal do Centro de Excelência contra a Fome no YouTube: WFP Centre of Excellence against Hunger – YouTube
Escola de Sabores
Exibição:
Band: aos sábados, às 12h
Canal Sabor & Arte: aos sábados, às 21h, e reprises ao longo da semana
Canal Terraviva: aos domingos, às 20h
Produção: Newco Pay TV
Parceria: Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, FNDE e ABC




