Facebook-f Instagram Twitter Youtube Linkedin
Doe Agora
  • Português do Brasil (pb)Português do Brasil
  • English (en)English
  • Home
  • Sobre o WFP
    • Quem Somos
    • Nossa Equipe
    • Trabalhe Conosco
  • Notícias
  • Projetos
    • Além do Algodão
    • Visita de Estudo
    • Nutrir o Futuro
    • Sementes para o Amanhã
  • Biblioteca
  • Contato
  • Home
  • Sobre o WFP
    • Quem Somos
    • Nossa Equipe
    • Trabalhe Conosco
  • Notícias
  • Projetos
    • Além do Algodão
    • Visita de Estudo
    • Nutrir o Futuro
    • Sementes para o Amanhã
  • Biblioteca
  • Contato


Facebook-f Instagram Twitter Youtube Linkedin
  • Home
  • Sobre o WFP
    • Quem Somos
    • Nossa Equipe
    • Trabalhe Conosco
  • Notícias
  • Projetos
    • Além do Algodão
    • Visita de Estudo
    • Nutrir o Futuro
    • Sementes para o Amanhã
  • Biblioteca
  • Contato
Menu
  • Home
  • Sobre o WFP
    • Quem Somos
    • Nossa Equipe
    • Trabalhe Conosco
  • Notícias
  • Projetos
    • Além do Algodão
    • Visita de Estudo
    • Nutrir o Futuro
    • Sementes para o Amanhã
  • Biblioteca
  • Contato
Doe Agora
  • Português do Brasil (pb)Português do Brasil
  • English (en)English
  • 06/05/2022
  • 11:45

Etiópia participa da primeira sessão da “Visita de Estudos Virtual: Brasil”

O Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil recebeu o governo da Etiópia na  primeira sessão da “Visita de Estudo Virtual: Brasil”, que aconteceu na quarta-feira, 4 de maio. Um total de 73 participantes do escritório de país do WFP na Etiópia, representantes do governo etíope nos níveis nacional e regional, bem como parceiros do Save the Children participaram online. O governo da Etiópia está atualmente empenhado em transformar o setor agrícola do país, especialmente suas abordagens para a alimentação escolar, por meio de políticas e programas adequados. Com o objetivo de eliminar a fome e a desnutrição, o país espera acelerar a comercialização, estabelecer redes estáveis para os agricultores e fortalecer as cooperativas.  

Sharon Freitas, Chefe de Programas no Centro de Excelência do WFP, destacou a importância da Visita Virtual como forma de fortalecer as capacidades nacionais e promover o compartilhamento de conhecimento sobre alimentação escolar e proteção social por meio da Cooperação Sul-Sul. O conjunto de ferramentas que gira em torno da Visita Virtual pode facilitar o diálogo, reduzir custos e reforçar a relevância de programas de alimentação escolar com compras locais, como acontece com o caso brasileiro. “Além de atender à necessidade final de proporcionar refeições seguras e nutritivas para as crianças, o modelo garante mercados confiáveis para os agricultores familiares, gerando renda e estimulando a economia local, garantindo produtos mais diversos e mais frescos”, disse. 

O  embaixador Ruy Carlos Pereira, da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), e Karine Santos, do  Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), receberam os participantes por meio de mensagens de vídeo e destacaram a significância de compartilhar conhecimento e desenvolver capacidades dos países parceiros, integrando políticas públicas e garantindo os benefícios da alimentação escolar.  

Alimentação Escolar na Etiópia 

Embora a maioria da população dependa diretamente da agricultura como meio de vida, a persistência da insegurança alimentar e nutricional continua sendo um desafio fundamental, afetando a frequência escolar,  o desempenho das crianças e sua saúde, com as meninas sendo as mais afetadas.  

Com quase 30 anos de existência, o programa de alimentação escolar da Etiópia está aumentando seu escopo e foco estratégico, construindo um projeto piloto que une a alimentação escolar com a produção agrícola local.  Cada vez mais, vários órgãos federais e regionais, das administrações municipais e das comunidades estão reconhecendo a importância de estabelecer um programa de alimentação escolar universal e sustentável.  

Como afirmou o Ministro da Agricultura da Etiópia, Melese Mekonnen, em seu discurso de abertura, A Visita Virtual permitirá ao país fortalecer os laços com o governo brasileiro e aprender com suas experiências e histórias de sucesso para  desenvolver intervenções personalizadas que possam servir de base para uma iniciativa nacional eficiente. 

Visita ao Estudo Virtual: Brasil 

A primeira sessão da Visita Virtual começou com a visão geral do estado da alimentação escolar na Etiópia, liderada por Mekuanent Dagnew, do Ministério da Educação.  Ele detalhou como o programa de alimentação escolar da Etiópia foi criado em 1994, com a colaboração do WFP, e cobria 40 escolas primárias, sendo então ampliado para diferentes partes do país.  Mais recentemente, diferentes ministérios e parceiros de desenvolvimento, entre eles o WFP, estiveram envolvidos na criação de um quadro  político e de uma estratégia voltada para a efetiva implementação de um programa de alimentação escolar no país. 

O  quadro da política nacional de alimentação escolar, que estabeleceu uma visão de fornecer pelo menos uma refeição por dia a todas as crianças das escolas pré-primárias até 2030, baseia-se em quatro pilares: pelo menos uma  refeição segura e nutritiva na escola principalmente a partir de compras locais;  fortes arranjos institucionais;  fontes financeiras sustentáveis e estáveis;  e mecanismos robustos de coordenação. 

Alemtsehay Sergawi, do Ministério da Agricultura, apresentou os fatores de sucesso e desafios para uma agricultura sensível à nutrição na Etiópia.  Ela mencionou que, além dos esforços recentes, o país ainda precisa lidar com níveis elevados de baixa estatura para o peso, insegurança crônica e desnutrição, que influenciam a mortalidade infantil,  a matrícula escolar e o fraco desempenho no ensino fundamental. “A eliminação da desnutrição é um passo necessário para o crescimento e a transformação na Etiópia”, acrescentou, enfatizando a importância de vincular a alimentação escolar com as compras locais de alimentos, a produção agroecológica e as receitas alimentares respeitando a cultura local. 

Entre os principais desafios, Alemtsehay Sergawi mencionou: configuração institucional fraca;  má infraestrutura no manejo pós-colheita e adição de valor insuficiente  em toda a cadeia produtiva, da produção local às escolas;  gestão inadequada de dados, finanças nutricionais e tecnologia adotada;  bem como uma fraca coordenação setorial, especialmente no nível regional. 

Valmo Xavier, do FNDE, apresentou as principais características do PNAE, seu modelo descentralizado envolvendo governo federal, estados e municípios, e explicou como o programa foi adaptado com o fechamento de escolas durante a pandemia de COVID-19.  Ele destacou o papel do Ministério da Agricultura no treinamento oferecido aos agricultores familiares envolvidos com a alimentação escolar.  

Todos os participantes da Visita Virtual receberam um pacote de documentos sobre a experiência de alimentação escolar no Brasil – livros, resumos de políticas e manuais técnicos – juntamente com vídeos detalhados sobre todos os aspectos do PNAE.   

O primeiro encontro online foi facilitado pelo  Centro de Excelência Brasil e um segundo encontro acontecerá no dia 12 de maio, quando os participantes poderão fazer perguntas, compartilhar experiências e discutir com os colegas brasileiros. A Visita Virtual será seguida de um encontro presencial em Brasília.   

Saiba mais sobre a “Visita de Estudos Virtual: Brazil” e solicite uma visita virtual aqui.  


CONTATO
[email protected]
+55 61 2193 8500

 

TRABALHE CONOSCO
Veja as vagas disponíveis

Facebook-f Instagram Twitter Youtube Linkedin
Assine nossa newsletter

About This Sidebar

You can quickly hide this sidebar by removing widgets from the Hidden Sidebar Settings.

Posts recentes

Merendeiras de Alagoas fazem formação com vencedora de reality show08/05/2025
Embaixador visita tecnologia brasileira de cisterna funcionando em escola do Quênia02/05/2025
Escola quilombola ganha horta e tem transformação com esforço de professor29/04/2025

Categorias

  • Além do Algodão
  • Apoio Remoto
  • Biblioteca Virtual
  • Eventos
  • Geral
  • Geral
  • Intercâmbios Virtuais
  • Intercâmbios Virtuais
  • Notícias
  • Nutrição
  • Nutrição
  • Parcerias
  • Policy Brief
  • School Feeding
  • Sem categoria
  • Sementes para o Amanhã
  • Uncategorized

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org