
A primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, discursou na cerimônia de abertura do Nutrition for Growth (N4G). O N4G, este ano realizado em Paris dias 27 e 28 de março, é uma iniciativa global que visa garantir que a nutrição seja reconhecida como um fator chave para o desenvolvimento e para o combate à pobreza.
Janja, que é Embaixadora para Alimentação Escolar Brasileira, destacou a necessidade de ações concretas para erradicar a má-nutrição e fortalecer sistemas alimentares sustentáveis, além de mencionar as políticas brasileiras voltadas à erradicação da fome e à promoção da alimentação adequada, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O N4G é realizado nas cidades-sede das Olimpíadas desde os Jogos Olímpicos de Londres (2012), e reúne líderes globais, organismos internacionais e representantes da sociedade civil, com objetivo de mobilizar investimentos e compromissos para enfrentar a fome e garantir a segurança alimentar e nutricional mundial.
Eventos paralelos
Na programação dos eventos paralelos do N4G, o Brasil fará dois seminários, organizados com apoio do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, no dia 28 de março, na Embaixada do Brasil em Paris. Os eventos trataram da temárica da alimentação escolar e sistemas alimentares saudáveis.
O primeiro seminário, intitulado “Unindo Esforços Globais para Garantir Refeições Escolares Nutritivas para Cada Criança”, tem entre os palestrantes Fernanda Pacobahyba, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e Emilie Sidaner, coordenadora da Secretaria da Coalizão de Alimentação Escolar do WFP, que tratam do papel crucial dos programas de alimentação escolar na luta contra a fome e a desnutrição.
No evento, também serão discutidas as ações do Consórcio de Pesquisa para a Saúde e Nutrição Escolar, criado para fornecer dados essenciais para melhorar a qualidade das refeições escolares em todo o mundo, e a Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES) apresentada por sua secretária-executiva, Najla Veloso.
Saulo Ceolin, coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, aborda a estratégia da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, lançada pelo Brasil na Cúpula do G20 em 2024, para unir esforços globais contra a fome, a pobreza e a desigualdade. As discussões têm moderação de Cecilia Malaguti, da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
Sistemas Alimentares
O segundo seminário, “Diálogo sobre Recomendações para Sistemas Alimentares Sustentáveis no Contexto Climático”, conta com as palestrantes Patrícia Chaves Gentil, Diretora de Promoção da Alimentação Saudável e Adequada do Ministério do Desenvolvimento Social, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e Corinna Hawkes, Diretora da Divisão de Sistemas Alimentares e Segurança Alimentar da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
Elas tratam da importância da nutrição em tempo de crises e as alternativas para se garantir a segurança nutricional das populações. A moderação é de de Gisele Bortolini, da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (MDS).
Os seminários são iniciativas conjuntas do governo brasileiro (FNDE, CGSAN/MRE e ABC/MRE); RAES Consórcio de Nutrição para a Saúde e Nutrição Escolar; e Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil.