Durante dois dias, autoridades internacionais e mais de dez ministros de países em desenvolvimento trocaram experiências na Conferência Internacional de Cooperação Sul-Sul e Triangular: Impulsionando Inovações do Sul Global para Apoio à Transformação Rural, promovida pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), em Brasília.
De 20 a 1 de novembro, mais de 300 representantes de governos, organizações internacionais, academias, instituições de pesquisa, setor privado, ONGs e sociedade civil participaram do evento. O Centro de Excelência contra a Fome também esteve presente. O evento foi uma oportunidade para identificar e discutir soluções inovadoras de cooperação Sul-Sul relacionadas à agricultura e ao desenvolvimento rural, além de explorar oportunidades de parceria e cooperação entre países do Sul.
Os participantes da conferência aprovaram uma declaração e agenda de ação que demanda que os países do Sul ampliem significativamente suas atividades de cooperação técnica e assistência mútua em desenvolvimento sustentável, transformação rural inclusiva, agricultura e desenvolvimento rural. A agenda de ação também recomenda a ampliação do compartilhamento de inovações, o aumento dos investimentos em desenvolvimento rural, parcerias multi-setoriais e o apoio dos países desenvolvidos às iniciativas de cooperação Sul-Sul.