O Centro de Excelência contra a Fome do Brasil lançou uma nova publicação que apresenta a colaboração entre o Centro e a Comissão da União Africana em defesa da alimentação escolar. A parceria vem apoiando os estados membros da União Africana em seus esforços para ampliar a alimentação escolar vinculada à agricultura familiar no continente africano.
Desde 2011, o Centro de Excelência vem trabalhando com diversos países africanos para ampliar seu interesse em programas de alimentação escolar, promover discussões e intercâmbios sobre políticas públicas e prover assistência técnica para o desenho e a implementação de seus programas. A mobilização em torno da alimentação escolar despertou o interesse da Comissão da União Africana e, em 2015, eles enviaram uma delegação ao Brasil para uma visita de estudos com foco em alimentação escolar e agricultura familiar. O Comissário de Recursos Humanos, Ciência e Tecnologia e ministros de países africanos participaram da visita.
Após a visita, a Comissão da União Africana decidiu incluir programas e alimentação escolar na Estratégia Continental de Educação, promover uma resolução formal para ampliar o compromisso dos estados membros com a alimentação escolar e realizar um estudo continental sobre alimentação escolar para subsidiar os tomadores de decisão sobre os desafios e benefícios da alimentação escolar para países africanos.
O Centro de Excelência tem fornecido apoio financeiro e técnico a essas iniciativas desde 2015. A nova publicação apresenta a história dessa colaboração frutífera e os resultados atingidos.
Clique aqui para fazer o download da publicação