
O Centro de Excelência, em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), promoveu no dia 24 o terceiro webinário da série sobre o Projeto Além do Algodão. A sessão abordou o tema “Agricultura Sensível à Nutrição: Produção Diversificada e Segurança Alimentar e Nutricional”, reunindo representantes do Brasil e de países africanos.
Riffat Iqbal, representante da ABC, destacou o caráter estratégico da iniciativa: “Para o governo brasileiro esta é uma parceria preciosa, que une conhecimento técnico, cooperação internacional e resultados concretos para os agricultores familiares nos países parceiros.”
Entre as participações, Isabela Lima Bitencourt, representante do IBA, ressaltou a importância do Projeto e da cooperação internacional para melhorar a produção de algodão no Benim e nos países do Projeto: Tanzânia, Moçambique e Benim. Já Thais Fonseca, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), apresentou o programa Alimenta Cidades, que busca estimular a produção e ampliar o acesso a alimentos nutritivos em áreas conhecidas como desertos alimentares.
O encontro também contou com a presença de Dominique Dedegbe, do Ministério da Agricultura do Benim (MAEP), que compartilhou experiências locais de compras de pequenos produtores para a alimentação escolar. A nutricionista e professora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Débora Porcino, apresentou práticas de nutrição desenvolvidas no âmbito do Projeto Além do Algodão, enquanto a Dra. Vanille Pessoa, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mostrou a metodologia aplicada com agricultores na Tanzânia e registros fotográficos das atividades de aprendizagem.
Daniel Balaban, diretor do WFP Centro de Excelência contra a Fome, reforçou a relevância da ação: “O Projeto Além do Algodão reforça a produção agrícola e valoriza os subprodutos do algodão, mostrando que a diversificação de culturas ao mesmo tempo ajuda a fortalecer a economia local e amplia a oferta de alimentos para as famílias produtoras e a alimentação escolar. Agricultura e a nutrição de mãos dadas. Cada semente contribui para melhorar a vida da comunidade.”
Este foi o terceiro e último webinário da série. Os dois anteriores abordaram, respectivamente, a experiência da Cooperação Sul-Sul na implementação do Projeto Além do Algodão e as compras institucionais e o acesso a mercados por pequenos produtores de algodão e culturas consorciadas. Os webinários estão disponíveis nos idiomas português, inglês e francês no perfil do Centro de Excelência no YouTube.