Em 26 de novembro de 2024, o projeto “Sementes para o Amanhã” realizou uma cerimônia de doação em Brazzaville, entregando materiais e equipamentos destinados a melhorar a segurança alimentar e nutricional na República do Congo.
O projeto é uma colaboração entre o governo da República do Congo, o Fundo IBAS (Índia, Brasil e África do Sul) e o Programa Mundial de Alimentos (WFP). O projeto centra-se na partilha da experiência do Brasil na ligação da agricultura familiar aos programas de alimentação escolar. A iniciativa procura identificar práticas eficazes de combate à pobreza e à fome, que possam ser replicadas noutros países em desenvolvimento. Na República do Congo, o WFP trabalha como facilitador desta iniciativa, destacando um compromisso partilhado para enfrentar os desafios da segurança alimentar e nutricional.
A cerimônia, realizada nas instalações do WFP na República do Congo, incluiu a doação de materiais essenciais, tais como equipamento de transporte e irrigação (triciclos, motociclos, cabos eléctricos, motobombas, mangueiras e cisternas de água), bem como equipamento para cantinas escolares (panelas, baldes, bacias, talheres, tonéis, equipamento de higiene, contadores de plástico e balanças).
O evento ressaltou a importância da cooperação Sul-Sul na luta contra a fome e a pobreza. Entre os principais participantes estavam representantes dos Ministérios da Agricultura e da Educação do Congo, o Diretor do WFP no país, o Embaixador do Brasil e membros do comitê de direção do projeto.
Essa cerimônia de doação também marcou a conclusão de uma série de oficinas realizadas em novembro de 2024 nos departamentos de Pool, Plateaux e Bouenza, que reuniram representantes de escolas, agricultores e funcionários do governo para fortalecer as parcerias locais e garantir o sucesso da iniciativa.