Como parte do projeto Sementes para o Amanhã, uma missão de monitoramento de campo foi realizada de 13 a 16 de maio nos distritos de Mindouli (Pool), Yamba e Mouyondzi (Bouenza) na República do Congo. O objetivo era garantir a implementação tranquila do programa de alimentação escolar local, reforçando os vínculos entre as escolas locais e as cooperativas agrícolas.
Oito escolas e nove cooperativas de produtores estão atualmente participando dessa fase do projeto nesses distritos. A missão avaliou os processos de fornecimento, analisou os registros de compra e os relatórios de entrega e identificou os desafios enfrentados pelas partes interessadas. Foi dada atenção especial aos preços, à qualidade e ao gerenciamento dos produtos alimentícios entregues para a alimentação escolar.
Um protocolo sobre o preço, a qualidade e a quantidade de produtos agrícolas locais foi compartilhado com todas as partes interessadas nos três distritos de ambos os departamentos. Os preços foram acordados em conjunto pelas escolas e pelos produtores, promovendo uma abordagem justa e inclusiva.
Representantes-chave participaram da missão, incluindo a Dra. Pitchou Prudence Adzona Banga-Mboko, Diretora Geral de Educação Básica do Ministério da Educação (MEPPSA); o Sr. Christian Nieme, Diretor de Produção do Ministério da Agricultura (MAEP); Nadia Goodman, Coordenadora de Projetos do WFP; e Brunelle Seholo, Chefe de Operações de Campo do WFP. Funcionários de escolas, produtores agrícolas e autoridades governamentais se reuniram para analisar os desafios e propor soluções práticas para aumentar o sucesso do programa.
Reunião em Mouyondzi com membros do MEPPSA, MAEP, escolas e cooperativas que fazem parte do projeto. WFP/M. Bapteme NGAMBOU.
Como resultado imediato, os participantes do projeto apontaram seu acesso inicial aos mercados locais, que surgiu como resultado direto das primeiras ações implementadas pelo projeto. De acordo com Malanda Daven, presidente da cooperativa “Grâce à l’Éternel” em Kimpombo, localizada no distrito de Yamba, no departamento de Bouenza, o WFP criou novas oportunidades de negócios para eles. “Graças ao projeto do WFP, isso nos permitiu obter um mercado em outro lugar, a empresa de cimento Dangoté, que começamos a fornecer”, afirmou.
Além disso, Sra. Bongamboko, Diretora Geral de Educação Básica do Ministério de Educação Pré-Escolar, Primária, Secundária e Alfabetização, enfatizou o impacto na educação. “É uma maneira de atrair as crianças para a escola, fornecendo-lhes refeições escolares. Isso também aumenta as taxas de frequência escolar.”
Por meio dessa colaboração intersetorial, o Seeds for Tomorrow continua a fortalecer a base de um modelo sustentável de alimentação escolar local que apoia tanto a educação de qualidade quanto o desenvolvimento local.
Sobre o projeto
O projeto Sementes para o Amanhã é uma iniciativa do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, em parceria com o Governo da República do Congo, o Governo do Brasil, o WFP República do Congo e o Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul (UNOSSC) e financiado pelo fundo IBAS (Mecanismo Índia, Brasil e África do Sul para o Alívio da Pobreza e da Fome).